Dois exercícios sobre o Cortiço
Este é um exercício que recentemente propus a meus alunos no final de uma das aulas em que falei das diferenças entre o Realismo e o Naturalismo. Creio que seja ideal para mesclar em testes avaliativos junto com questões de múltipla escolha. O livro em questão aqui é O Cortiço, romance representativo da estética naturalista a qual abordei num artigo lá no meu site Análise de Textos. Visite o site clicando neste link e veja o resumo da obra e um número maior de exercícios.
O CORTIÇO
(Fragmento do Capítulo I, em que é narrada a relação entre Miranda e sua esposa Estela)
“Odiavam-se. Cada qual sentia pelo outro um profundo desprezo, que pouco a pouco se foi transformando em repugnância completa. O nascimento de Zulmira veio agravar ainda mais a situação; a pobre criança , em vez de servir de elo aos dois infelizes, foi antes um novo isolador que se estabeleceu entre eles. Estela amava-a menos do que lhe pedia o instinto materno por supô-la filha do marido, e este a detestava porque tinha convicção de não ser seu pai.
Uma bela noite, porém, o Miranda, que era homem de sangue esperto e orçava então pelos seus trinta e cinco anos, sentiu-se em insuportável estado de lubricidade.” (Aluísio Azevedo)
1) Analise a relação vivida entre os personagens apontados neste fragmento da obra O Cortiço. Por que podemos caracterizá-los como personagens realistas?
2) Compare a relação amorosa na estética realista -naturalista com o romantismo. Aponte as diferenças das escolas literárias com referência ao amor.