➜ Ele está orando

No texto de hoje vamos falar um pouco mais sobre oração e meditarmos na Palavra de Deus. É muito importante que você sempre faça a oração da manhã antes de enfrentar os desafios do dia, mas também nunca deixe de fazer a oração da noite buscando o descanso necessário para renovar as energias. Tenha sua bíblia em mãos sempre. Se não puder, tenha uma Bíblia num aplicativo de celular para aproveitar melhor a leitura. Vamos lá. Deus te abençoe.

Senhor Deus, hoje eu não quero pedir nada, porque eu já pedi tanto e tanta coisa me foi dada. Eu só quero agradecer: muito obrigado!

↓ Devocional ↓

LEITURA BÍBLICA: Atos 9.1-11
Procure por um homem de Tarso chamado Saulo. Ele está orando (At 9.10)

Jesus não só nos mandou orar, mas também deu o exemplo, a chamada oração-modelo, o “Pai Nosso”. Ela não foi dada para ser decorada e recitada, e sim vivida. Quando invocamos Deus como Pai, subentende-se que quem ora se comportará diante de Deus como filho. Tornamo-nos filhos de Deus pelo que chamamos de conversão. “Aos que o receberam, aos que creram no seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus” (Jo 1.12). Quando Jesus confrontou Saulo no caminho para Damasco, este se converteu.

A partir daí o próprio Senhor Jesus Cristo diz: “Ele está orando.” O que será que Saulo dizia a Deus em sua oração na casa de Judas? Estaria repetindo inúmeras vezes o “Pai Nosso”? Certamente não. Saulo, depois Paulo, teve com Deus uma ver-dadeira conversa na qual só podia ter confessado seu pecado de, orgulho, egoísmo, intolerância, etc. Deve ter confessado seu apego às tradições que tanto valorizava.

Deve ter reconhecido que vivia, sim, como religioso, mas sempre preso à letra que mata, porque não tinha dado valor ao Espírito que confere vida, como mais tarde escreve na sua segunda carta aos Corín- tios. E quanta gratidão deve ter expressado a Deus pela misericórdia que agora o envolvia. Mais tarde ele dirá isso na sua carta aos Romanos (5.20): “Onde aumentou o pecado, transbordou a graça.”

É na sua carta aos gálatas que Paulo descreve sua experiência dizendo: “Quando chegou a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido debaixo da Lei, a fim de redimir os que estavam sob a Lei, para que recebéssemos a adoção de filhos. Deus enviou o Espírito de seu Filho ao coração de vocês, e ele clama: Aba, Pai.” (G1 4.4-6)
É na conversão a Cristo que se inicia a verdadeira vida de oração, porque orar é viver em Cristo e com Cristo.


Oração é o método que nos conecta com Deus.