Exercício sobre uso das aspas no Enem
No artigo de hoje vamos falar sobre o papel das aspas nas citações em textos informativos. Estes exercícios se baseiam no texto do post sobre gêneros textuais que publicamos aqui no site Mais Educativo. Lembre-se de que estes recursos são muito importantes para demonstrar domínio da norma culta, uma das competências avaliadas na prova de redação do Enem.
Exercício sobre citação
1. Compare as informações apresentadas no primeiro parágrafo (neste texto aqui) ao tipo de informação que consta dos parágrafos seguintes. Podemos afirmar que elas cumprem funções diferentes. Por quê?
Citação: atribuição de autoria
Um recurso utilizado com frequência em textos jornalísticos é a citação. Por meio de aspas (” “), que marcam o início e o fim da fala de alguém, o autor do texto deixa claro para o leitor que as informações e / ou opiniões apresentadas em passagens aspeadas não são de sua autoria. Esse recurso é utilizado também em textos narrativos e argumentativos, porém com função diferente.
No caso dos textos expositivos, as citações cumprem uma função importante: evitar que o jornalista que escreveu uma determinada matéria seja visto como o responsável pela emissão de determinadas opiniões ou pela defesa de um dado ponto de vista. Como se espera que as notícias sejam redigidas de modo objetivo e imparcial, o uso das aspas para marcar o início e o fim da fala de alguém se torna um mecanismo essencial na separação entre aquilo que é texto de autoria (e, portanto, de responsabilidade) do jornalista e o que é a fala de alguém por ele entrevistado (ou de quem ele decide citar) a respeito do fato noticiado.
As aspas foram utilizadas com frequência ao longo do texto. Observe as seguintes passagens:
“A porta está se abrindo”, disse Armstrong às 23h39.
Armstrong disse ainda que “a superfície da Lua é fina e poeirenta, como carvão em pó sob meus pés. Posso ver as pegadas que minhas botas deixam nas finas partículas”.
“É algo parecido com o deserto no Oeste dos Estados Unidos. Mas é muito bonito aqui fora”, acrescentou Armstrong.
2. Analise o uso das aspas nas passagens acima. Pode se afirmar que, em todos os casos, elas foram utilizadas para atribuir a autoria de uma opinião ao astronauta Neil Armstrong? Explique.
3. Em alguns momentos, podemos identificar passagens descritivas no texto. A primeira delas aparece já no primeiro parágrafo. Qual a importância da descrição em uma notícia como essa?