Exercícios De Figuras de Linguagem Com Gabarito

As figuras de linguagem são recursos estilísticos que enriquecem a expressão escrita e oral, conferindo mais vivacidade, emoção e clareza ao discurso. Elas são essenciais tanto na literatura quanto no dia a dia, pois ajudam a transmitir ideias de forma mais impactante e criativa. No contexto de concursos, vestibulares e provas de português, o domínio dessas figuras é crucial para a interpretação de textos e a elaboração de redações de qualidade.

Neste artigo, apresentamos uma lista de exercícios que vai desafiar seus conhecimentos sobre as principais figuras de linguagem, desde as mais comuns, como metáfora e metonímia, até as menos conhecidas, como antítese e prosopopeia. Prepare-se para colocar em prática tudo o que você já aprendeu e aprimorar sua habilidade de identificar e utilizar esses importantes recursos da língua portuguesa!

Exercícios de Figuras de Linguagem

Questão 1. As figuras de linguagem tornam a nossa comunicação mais agradável e recheada de contextos. Usamos elas pra mostrar situações difíceis do nosso dia a dia, como quando queremos falar pra uma criança que está perguntando sobre alguém que morreu. Em vez de falarmos que o ser faleceu, dizemos que a pessoa que está morando com o “papai do céu”. Esse tipo de fala está se referia qual das figuras de linguagem que estão logo abaixo:

a) Eufemismo
b) Sinestésico
c) Metáfora
d) Hipérbole

Questão 2. Leia as frases que estão localizadas logo abaixo e diga se elas são originárias de metáforas ou de comparações. Depois disso marque a alternativa que está correta.

1. Eu sou como você, nós dois não temos dinheiro ao final do mês.
2. O seu corpo é como rosa sem espinhos, delicioso de tocar.
3. Seus olhos são como jabuticaba, dos quais eu tenho prazer em olhar!

a) o número 1 se trata de uma comparação, enquanto o número 2 e 3 são metáforas.
b) o número 1 é uma metáfora enquanto o 2 e o 3 são comparações.
c) o 1 e o 3 são comparações, enquanto o 2 é uma metáfora.
d) nenhuma das alternativas acima estão corretas.

Questão 3. Indique em quais alternativas foram usadas metáforas e em quais foram usadas comparações.

a) Ele é simplesmente um deus grego.
b) Ele é bonito como um deus grego.
c) Suas palavras são doces da minha infância.
d) Age como um burro!
e) Aquele homem é um burro.

Questão 4. Qual a figura de linguagem presente nas orações abaixo?

1. Convide-o a retirar-se, por favor.
2. A testemunha faltou com a verdade.

Questão 5. Analise os enunciados a seguir e marque a alternativa em que está presente a sinestesia.

a) O estrondo dos canhões reverberava por toda a planície e aterrorizava a todos nós.
b) Não pensávamos que a comida ficaria tão saborosa com o acréscimo de manjericão.
c) O céu estava tão azul naquele dia que a repentina chuva provocou admiração.
d) Eleanor sentia tanto frio que não conseguia falar sem tremor em sua voz enfraquecida.
e) Fiquei impressionado quando ouvi Petrônio falar francês, sem sotaque algum.

Questão 6. Qual das orações abaixo apresenta uma perífrase, também chamada de antonomásia?

a) Saia já para fora!
b) Foi salvo pelo melhor amigo do homem.
c) “É o pau, é a pedra, é o fim do caminho” (Tom Jobim)
d) Escreveu, não leu; o pau comeu.
e) Não aguentava mais aquele buá-buá nos meus ouvidos.

Questão 7. Assinale a alternativa que não contém uma hipérbole.

a) Todo mundo ama essa série!
b) Não nos vemos há muitos meses!
c) Dá para ouvir você a quilômetros daqui!
d) Temos um milhão de coisas para contar!

Questão 8 – (Enem-2004)

Cidade grande

Que beleza, Montes Claros.
Como cresceu Montes Claros.
Quanta indústria em Montes Claros.
Montes Claros cresceu tanto,
ficou urbe tão notória,
prima-rica do Rio de Janeiro,
que já tem cinco favelas
por enquanto, e mais promete.

(Carlos Drummond de Andrade)

Entre os recursos expressivos empregados no texto, destaca-se a:

a) Metalinguagem, que consiste em fazer a linguagem referir-se à própria linguagem.
b) Intertextualidade, na qual o texto retoma e reelabora outros textos.
c) Ironia, que consiste em se dizer o contrário do que se pensa, com intenção crítica.
d) Denotação, caracterizada pelo uso das palavras em seu sentido próprio e objetivo.
e) Prosopopeia, que consiste em personificar coisas inanimadas, atribuindo-lhes vida.

Questão 9 – (Enem-2001). Oxímoro (ou paradoxo) é uma construção textual que agrupa significados que se excluem mutuamente. Para Garfield, a frase de saudação de Jon (tirinha abaixo) expressa o maior de todos os oxímoros.

Nas alternativas abaixo, estão transcritos versos retirados do poema “O operário em construção”. Pode-se afirmar que ocorre um oxímoro em:

a) “Era ele que erguia casas
Onde antes só havia chão.”

b) “… a casa que ele fazia
Sendo a sua liberdade
Era a sua escravidão.”

c) “Naquela casa vazia
Que ele mesmo levantara
Um mundo novo nascia
De que sequer suspeitava.”

d) “… o operário faz a coisa
E a coisa faz o operário.”

e) “Ele, um humilde operário
Um operário que sabia
Exercer a profissão.”

Questão 10 – (ENEM-2004)
Nesta tirinha, a personagem faz referência a uma das mais conhecidas figuras de linguagem para:

a) condenar a prática de exercícios físicos.
b) valorizar aspectos da vida moderna.
c) desestimular o uso das bicicletas.
d) caracterizar o diálogo entre gerações.
e) criticar a falta de perspectiva do pai.

Gabarito e Respostas dos Exercícios de Figuras de Linguagem

Questão 1. Gabarito: A

Questão 2. Gabarito: A

Questão 3. Resposta:

As alternativas em que constam metáforas são:

a) Ele é simplesmente um deus grego.
c) Suas palavras são doces da minha infância.
e) Aquele homem é um burro.

As alternativas em que constam comparações são:

b) Ele é bonito como um deus grego.
d) Age como um burro!

Questão 4. Resposta:

A figura presente é o Eufemismo, que é utilizado para suavizar o discurso. Assim,
1. “convidar alguém a se retirar” é uma forma mais amena de mandar alguém embora.
2. “faltar com a verdade”, é uma forma mais branda de dizer que mentiu.

Questão 5. Gabarito: D

Questão 6. Gabarito: B

Questão 7. Gabarito: B

Questão 8. Gabarito: C

Questão 9. Gabarito: B

Questão 10. Gabarito: E