Exercícios de interpretação de textos ➜ Artista
A interpretação de texto inclui a leitura e a compreensão de textos escritos. É uma atividade que para ser bem executada exige conhecimento sobre muitos assuntos como Significado de Palavras, Literatura e Semântica. Aqui em nossas postagens apresentamos um enorme arquivo de exercícios de interpretação com gabarito. Você pode acessar todos eles acessando aqui ou pesquisando por exercícios de interpretação de textos com gabarito aqui na barra superior do site.
Além da busca por isso, aqui você verá a resposta para diversas outras questões como “Como ensinar interpretação de texto no ensino fundamental?”, “O que é interpretação de texto exercícios?”, “Como resolver questões de interpretação de texto?” e “Qual é a diferença entre compreensão e interpretação de texto?”. Além disso, você também poderá encontrar em nossos arquivos exercícios de interpretação de texto com respostas, exercícios de gramática com gabarito, questões de interpretação de texto com gabarito ensino médio e exercícios de literatura 1 ano ensino médio. Caso queira material de outras áreas do conhecimento, também trazemos postagens sobre mapas do brasil e números romanos.
Exercícios de interpretação com gabarito
A função do artista é esta, meter a mão nessa coisa essencial do ser humano, que é o sonho e a esperança. Preciso ter essa ilusão: a de que estou resgatando esses valores.
(Marieta Severo, na Folha de São Paulo)
1) Segundo o texto, o artista:
a) leva alegria às pessoas.
b) valoriza o sonho das pessoas pobres.
c) desperta as pessoas para a realidade da vida.
d) não tem qualquer influência na vida das pessoas.
e) trabalha o íntimo das pessoas.
2) Segundo o texto:
a) o sonho vale mais que a esperança.
b) o sonho vale menos que a esperança.
c) sonho e esperança têm relativa importância para as pessoas.
d) não se vive sem sonho e esperança.
e) têm importância capital para as pessoas tanto o sonho quanto a esperança.
3) A palavra ou expressão que justifica a resposta do item anterior é:
a) ilusão
b) meter a mão
c) essencial
d) ser humano
e) valores
4) A expressão “meter a mão”:
a) pertence ao linguajar culto.
b) pode ser substituída, sem alteração de sentido, por intrometer-se.
c) tem valor pejorativo.
d) é coloquial e significa, no texto,
e) é um erro que deveria ter sido evitado.
5) Só não se encontra no texto:
a) a influência dos artistas
b) a necessidade da autora
c) a recuperação de coisas importantes
d) a conquista da paz
e) a carência de sentimentos das pessoas
6) A palavra “esses” poderia ser substituída, sem alteração de sentido, por:
a) bons
b) certos
c) tais
d) outros
e) muitos
[otw_shortcode_content_toggle title=”Gabarito dos exercícios” opened=”closed” icon_type=”general foundicon-right-arrow”]Gabarito: 1 e2 e
3 c
4 d
5 d
6 c[/otw_shortcode_content_toggle]