Exercícios de interpretação de textos ➜ Situação de Portugal
Interpretar textos contém a leitura e a compreensão de textos escritos. É uma tarefa que para ser bem feita demanda conhecimento sobre diversos assuntos como Fábulas. Aqui em nosso material apresentamos um enorme arquivo de exercícios de interpretação com gabarito. Você pode ver todos eles clicando aqui ou buscando por exercícios de interpretação de textos com gabarito aqui na barra superior do site.
Além da busca por isso, aqui você verá a resposta para diversas outras questões como “Como ensinar interpretação de texto no ensino fundamental?”, “O que é interpretação de texto exercícios?”, “Como resolver questões de interpretação de texto?” e “Qual é a diferença entre compreensão e interpretação de texto?”. Além disso, você também poderá encontrar em nossos arquivos atividades de interpretação de texto 7º ano, exercícios de gramática online, atividades de interpretação de texto 9 ano e atividades de literatura ensino médio com gabarito. Caso queira material de outras áreas do conhecimento, também trazemos postagens sobre numeros primos e números primos.
Exercícios de interpretação de textos
Se essa ainda é a situação de Portugal e era, até bem pouco, a do Brasil, havemos de convir em que no Brasil-colônia, essencialmente rural, com a ojeriza que lhe notaram os nossos historiadores pela vida das cidades – simples pontos de comércio ou de festividades religiosas -, estas não podiam exercer maior influência sobre a evolução da língua falada, que, sem nenhum controle normativo, por séculos “voou com as suas próprias asas”.
(Celso Cunha, in A Língua Portuguesa e a Realidade Brasileira)
1) Segundo o texto, os historiadores:
a) tinham ojeriza pelo Brasil-colônia.
b) consideram as cidades do Brasil-colônia como simples pontos de comércio ou de festividades religiosas.
c) consideram o Brasil-colônia essencialmente rural.
d) observaram a ojeriza que a vida nas cidades causava.
e) consideram o campo mais importante que as cidades.
2) Para o autor:
a) as festas religiosas têm importância para a evolução da língua falada.
b) No Brasil-colônia, havia a prevalência da vida do campo sobre a das cidades.
c) a evolução da língua falada dependia em parte dos pontos de comércio.
d) a evolução da língua falada independe da condição de Brasil-colônia.
e) a situação do Brasil na época impedia a evolução da língua falada.
3) A palavra “ojeriza” (/. 3) significa, no texto:
a) medo
b) admiração
c) aversão
d) dificuldade
e) angústia
4) A língua falada “voou com as suas próprias asas” porque:
a) as cidades eram pontos de festividades religiosas.
b) o Brasil se distanciava lingüisticamente de Portugal.
c) faltavam universidades nos centros urbanos.
d) não se seguiam normas lingüísticas.
e) durante séculos, o controle normativo foi relaxado, por ser o Brasil uma colônia portuguesa.
5) Segundo o texto, a população do Brasil-colônia:
a) à vida do campo preferia a da cidade.
b) à vida da cidade preferia a do campo.
c) não tinha preferência quanto à vida do campo ou à da cidade.
d) preferia a vida em Portugal, mas procurava adaptar-se à situação.
e) preferia a vida no Brasil, fosse na cidade ou no campo.
[otw_shortcode_content_toggle title=”Gabarito dos exercícios” opened=”closed” icon_type=”general foundicon-right-arrow”]Gabarito: 1 d2 b
3 c
4 d
5 b[/otw_shortcode_content_toggle]