Lealdade [MINUTO COM DEUS]

Oração do dia – Minuto com Deus

Santo Deus, amado Pai, graças te dou.
Esteja comigo neste momento de tão intenso e desafiador obstáculo.
Segure minha mão.
Dê-me força e sabedoria para olhar para os céus e encontrar em Ti esperança.
Esteja comigo, meu amado Deus.
Amém.

Meditação do dia – Como estudar a Bíblia

Leitura Bíblica: 2 Timóteo 4.9-18
Demas, amando este mundo, abando-nou-me (2Tm 4.10),

Na esfera militar o crime de deserção é intolerável, podendo ser punido, principalmente em tempo de guerra, com a aplicação da pena de morte. O desertor não escapará da disciplina militar.

O apóstolo Paulo escreve a Timóteo sua última carta. Queixa-se de solidão: “só Lucas está comigo” (2Tm 4.11) e também mostra sua amargura pelo abandono de Demas, o companheiro que, tendo amado o mundo, deixou vago o seu lugar nas reuniões dos cristãos.

Mas Deus não amou o mundo? Por que estamos nós proibidos de amá-lo?

O mundo que Deus amou é a humanidade. Deus sacrificou-se por ela em Jesus Cristo e isso é prova real de seu amor. O mundo físico, obra de Deus, também pode ser objeto do nosso amor: rios, florestas, mares, astros… O mundo que é vedado ao nosso amor é o da nossa própria cobiça, o mundo da malícia e do pecado, que foi atração para o filho pródigo, da parábola de Jesus. Demas se encantou com Roma, com a falsa alegria de sua corrupção e luxúria. Ficou deslumbrado com o esplendor do mundo romano e sucumbiu à maldade de seu coração.


A lealdade a Jesus Cristo afasta o perigo da sedução do mundo. Se é certo que somos alvos da cobiça da nossa própria carne, das artimanhas diabólicas e da tentação do mundo, não é menos verdade que Deus é fiel e não permitirá que sejamos tentados além do que podemos suportar (I Co 10.13).

Melhor é ser Lucas, o médico amado e leal, que atendeu Paulo em sua necessidade de ancião, do que Demas, que sucumbiu à própria ambição e paixão pelo mundo. Afinal, a recomendação de Cristo à igreja de Esmirna paira sobre todas as provas e tentações: “Seja fiel até a morte e eu lhe darei a coroa da vida” (Ap.2.10).

A lealdade a Cristo afasta o risco da tentação e o perigo da queda.