Lista de atividades sobre variações linguísticas

Um dos fatores mais importantes para a correta compreensão das mensagens é o domínio das variantes linguísticas presentes no Brasil. Sabemos que toda língua possui variações linguísticas. Elas podem ser entendidas por meio de sua história no tempo (variação histórica) e no espaço (variação regional). Esta é uma competência bastante importante quando falamos, por exemplo, da redação no Enem. sempre que falo disso em sala de aula deixo bem claro para os alunos que o Enem avalia a capacidade do aluno transitar entre as diversas variantes e expressar-se com elas. Isso significa que o aluno precisa ler textos de variantes diferentes daquele com que está acostumado, mas ainda assim entendê-las. Caso queira estudar mais sobre o assunto, escrevi vários artigos em meu outro projeto, mas num artigo, em especial, falo que existem aulas em vídeo acessíveis a qualquer momento por meio de dispositivos conectados à internet. Sim, as aulas do Descomplica,m por exemplo, são perfeitas pra isso e muitos de meus alunos usam como complemento do material e aulas que têm na escola. Eles, assim como eu, já descobriram que existem formas de fazer um texto no Enem muito mais simples.

 

As variações linguísticas podem ser compreendidas a partir de três diferentes fenômenos.

1) Em sociedades complexas convivem variedades linguísticas diferentes, usadas por diferentes grupos sociais, com diferentes acessos à educação formal; note que as diferenças tendem a ser maiores na língua falada que na língua escrita;

2) Pessoas de mesmo grupo social expressam-se com falas diferentes de acordo com as diferentes situações de uso, sejam situações formais, informais ou de outro tipo;

PUBLICIDADE

3) Há falares específicos para grupos específicos, como profissionais de uma mesma área (médicos, policiais, profissionais de informática, metalúrgicos, alfaiates, por exemplo), jovens, grupos marginalizados e outros. São as gírias e jargões.

Esta é a explicação que encontrei no UOL dia desses e usei aqui como introdução desta lista de exercícios sobre variedades linguísticas que apresento abaixo.

VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS – EXERCÍCIOS

Texto 01:

Tipos de assaltantes

PUBLICIDADE

•    Assaltante nordestino: — Ei, bichim… Isso é um assalto… Arriba os braços e num se bula nem faça muganga… Arrebola o dinheiro no mato e não faça pantim se não enfio a peixeira no teu bucho e boto teu fato pra fora! Perdão, meu Padim Ciço, mas é que eu to com uma fome da moléstia…

•    Assaltante mineiro: — Ô sô, prestenção… Isso é um assarto, uai… Levanta os braço e fica quetim quesse trem na minha mão tá cheio de bala… Mió passá logo os trocado que eu num tô bão hoje. Vai andando, uai! Tá esperando o quê, uai?

•    Assaltante gaúcho: —  Ô, guri, ficas atento… Bah, isso é um assalto… Levantas os braços e te aquietas, tchê! Não tentes nada e cuidado que esse facão corta uma barbaridade, tchê. Passa as pilas pra cá! E te manda a La cria, senão o quarenta e quatro fala.

•    Assaltante carioca: — Seguinte, bicho… Tu te deu mal. Isso é um assalto. Passa a grana e levanto os braços, rapá… Não fica de bobeira que eu tiro bem pra… Vai andando e, se olhar pra trás, vira presunto…

•    Assaltante baiano: — Ô, meu rei… (longa pausa) Isso é um assalto… (longa pausa) Levanta os braços, mas não se avexe não… (longa pausa) Se num quiser nem precisa levantar, pra num ficar cansado… Vai passando a grana, bem devagarinho… (longa pausa) Num repara se o berro está sem bala, mas é pra não ficar muito pesado… Não esquenta, meu irmãozinho! (longa pausa) Vou deixar teus documentos na encruzilhada…

PUBLICIDADE

•    Assaltante paulista: — Orra, meu… Isso é um assalto, meu… Alevanta os braços, meu… Passa a grana logo, meu… Mais rápido, meu, que eu ainda preciso pegar a bilheteria aberta para comprar o ingresso do jogo do Corinthians, meu… Pô, se manda, meu…

(Autor desconhecido – Texto circulando na internet)

01) O que você percebeu no texto acima? Comente:

02) Transcreva de cada uma das cenas duas palavras ou expressões próprias do:

  • nordestino:
  • mineiro:
  • gaúcho:
  • carioca:
  • baiano:
  • paulista:

03) Além da linguagem, o texto também revela comportamentos ou hábitos que supostamente caracterizam o povo de diferentes estados ou regiões. Diga o que caracteriza, por exemplo, o nordestino, o baiano e o paulista:

PUBLICIDADE

Texto 02: Causo de mineirim

Sapassado, era sessetembro, taveu na cuzinha tomano uma pincumel e cuzinhano um kidicarne cumastumate pra fazer uma macarronada cum galinhassada. Quascaí dessusto quanduvi um barui vindedenduforno, parecenum tidiguerra. A receita mandopô midipipoca denda galinha prassá. O forno isquentô, o mistorô e o fiofó da galinhispludiu! Nossinhora! Fiquei branco quinein um lidileite. Foi um trem doidimais! Quascaí dendapia! Fiquei sem sabê doncovim, proncovô, oncontô. Oiprocevê quelocura! Grazadeus ninguém semaxucô!

(autor desconhecido)

04) O texto acima apresenta aspectos interessantes de variação linguística. Que dialeto é utilizado para construir o humor do texto?

05) Observando a escrita de algumas palavras do texto, deduza: O que caracteriza esse dialeto?

06) Também é possível observar no texto variações de registro, especialmente quanto ao modo de expressão. O texto apresenta marcas da linguagem escrita ou da linguagem oral? Dê alguns exemplos que justifiquem sua resposta:

variedade-linguística-1

07) Que variação linguística está sendo usada por Chico Bento e seu pai? Por quê?

08) A que gênero textual pertence o texto acima?

09) Que tipo de linguagem é utilizada nos quadrinhos: verbal, não verbal ou mista? Por quê?

10) Reescreva todas as falas fazendo uso da variedade padrão:

Texto 04:
variedade-linguística-2

11) Na tirinha acima, Chico Bento e a professora utilizam o mesmo tipo de variedade linguística? Explique da melhor forma possível:

12) Reescreva as falas consideradas inadequadas com relação à norma padrão:

13) Foi preciso fazer alguma alteração na fala da professora? Por quê?

14) Invente uma possível fala para a professora, após a confissão do Chico Bento:

157 Comentários


    1. gostaria do gabarito das atividades acima, sobre variedades linguísticas.

      Responder

  1. Bom dia!

    Sua atividade foi de grande ajuda para os meus alunos.
    Parabéns pelo site.
    Gostaria que me enviasse o gabarito se possível.
    Um abraço,
    Ivonete

    Responder

  2. Nós gostamos muito das sua histórinhas, pois ajuda os alunos a aprenderem a ler e a conhecer mais, é bem elaborada as questôes e que pode ser utilizada em atividades e provas.

    Responder

  3. Noś gostamos muito dos texto por que fala sobre linguisticae e varios textinhos e etc…

    Responder

  4. Os textos além de ser educativos as perguntas são bem legais e bem utíls para as provas!!!

    Responder

  5. Olá, mais educativo meu nome é michael, tenho 11 anos e estudo na escola Adelina Alves Ferraz, e estou aqui pra dizer que suas propagandas são muito legais principalmente as questôes que são bem elaboradas e que pode ser utilizadas em atividades e provas, e por isso que e eu gostei e muito.

    Responder

  6. Nós achamos muito divertido o texto dos assaltantes e do ‘mineirin’, foi muito divertido e engraçado! Rimos muitos, adoramos as tirinhas também, ”meu”… Kkkk paulista, meu…

    Responder

  7. Sou da escola Adelina Alvez Ferraz … e amei o seu texto , porque é muito criativo ! Um ” BEIJO “

    Responder

  8. Eu achei o site muito bom,e tambem as pessoas podem melhorar a sua leitura.

    Responder

  9. Olá, somos da escola Adelina Alves Ferraz, a Raiany tem 10 anos, e eu(Raissa) tenho 11, estamos no 6° ano e gostamos muito da escola. Meus amigos e eu, estamos vendo essas tirinhas e gostamos pra caramba delas, achamos muito engraçadas(já falamos no outro comentário)!

    Responder

  10. Eu Murilo e Arthur,gostamos muito porque é muito engraçado e é muito divertido.*-*-*-

    Responder

  11. Um site muito bom. Podemos raciocinar a leitura e aprender mais sobre as linguagens das outras regioẽs. É um site muito divertido gostei muito dele.

    Responder

  12. Parabéns.Atividades atrativas e lúdicas.Por favor, envie o gabarito para eu conferir com minhas respostas.Desde já, agradeço.

    Responder


  13. Boa tarde!

    Adorei as atividades.

    Preciso do gabarito, por favor.

    Att,

    Rodrigo.

    Responder

  14. Olá, Boa tarde!

    Amei as atividades. Você poderia me enviar o gabarito se possível!

    Obrigada

    Responder

  15. Olá!Parabéns pelas atividades! Muito interessante! Gostaria que me enviasse o gabarito, por favor.

    Responder

  16. Exercícios bem elaborados, que se tornam ferramentas de estudos. Além de ministrar aulas de inglês, ministro aulas particulares de português, em casa. Sendo assim, aproveito sempre tais materiais como apoio dos meus alunos. Muito obrigada!

    Responder

  17. Excelente atividade! Se puderem enviar-me o gabarito ficarei muito grata.

    Desde já agradeço.

    Responder

  18. Bom dia…. Ótimas atividades.
    Poderia por gentileza enviar o gabarito p conferência das questões.

    Responder

  19. Boa tarde, achei os exercícios muito interessantes.
    Gostaria de receber o gabarito para realizá-los com meus alunos. Obrigada. Abraço.

    Responder

  20. Excelentes atividades, pena que não tem o gabarito!! Se puder enviar, ficarei grata.

    Responder

  21. Atividade muito interessante. Gostaria de receber o gabarito por email. desde já obrigada.

    Responder

  22. Questões muito bem elaboradas.
    Por favor, gostaria do gabarito das atividades sobre variedades linguísticas .É possível?

    Responder

  23. Gostaria do gabarito das atividades sobre variedades linguísticas. É possível?

    Responder

  24. Gostaria de receber o gabarito das atividades acima, sobre as variedades linguísticas.

    Responder

  25. Gostei muito das atividades. Faltou apenas , o gabarito,é claro!

    Parabéns

    Responder

  26. ADOREI AS ATIVIDADES.
    PODERIA, POR GENTILEZA, ENVIAR SEU GABARITO PARA POSSÍVEL COMPARAÇÃO?
    OBRIGADA!
    ROSI

    Responder

  27. Boa noite!!!
    Alguém pode disponibilizar o gabarito??
    Estou ajudando meu filho, porém queria ter certeza das respostas.
    Grata

    Responder

    1. Gostaria de ter acesso ao gabarito. Me ajudará bastante.
      Obrigada!

      Responder

  28. Excelente material. Gostaria que continuasse a nos enviar, pois adequo seu trabalho ao meu plano de aula, pois trabalho com professor de Acompanhamento Pedagógico de Tempo Integral e Integrada. Obrigada!

    Responder

  29. gostei muito das atividades. gostaria de receber o gabarito.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

vinte − 17 =