→ Mais que suficiente

Leitura Bíblica: João 6.1-13
…mas o que é isso para tanta gente? (Jo 6.9b)

Uma multidão faminta procura Jesus. Era fome não apenas da alma mas também física. Fica tarde demais para se conseguir alimento. Jesus manda que os discípulos cuidem disso. Surge André anunciando que um menino veio trazer sua doação: cinco pães e dois peixes.

– Que piada! Isso não dá nem para ele.

Mas a atitude daquele menino muda toda a situação. Na simplicidade da criança que crê no Mestre, o menino não pensou se o que tinha era adequado ou não. Ele simplesmente atendeu à solicitação de Jesus e colocou o que tinha à Sua disposição… e o milagre se fez!

Muitas vezes nos ressentimos por não sermos ou não termos o que desejamos. Gostaríamos de ser outra pessoa ou ter as habilidades que o outro tem, beirando a inveja disfarçada de sentimento de inferioridade. Desprezamos nossas características pessoais ou nem nos damos conta delas.

Reclamamos com Deus por ele ter concedido a outro aquilo que eu gostaria de ter ou ser. Nossa ingratidão e inveja nos cegam para aquilo que Deus nos concedeu. E quantas vezes somos egoístas e decidimos não repartir, não entregar, não colocar à disposição ou, talvez, esperar ter mais para podermos dar o que sobra. Quanta perda!

O que aquele menino deu não era muito, mas era tudo o que tinha. Ele estava consciente do que tinha e parecia estar feliz com isso. Feliz em poder contribuir no desafio de alimentar uma multidão, abrindo mão de seu lanche. O resultado?! Milagres! Todos ficaram saciados – inclusive ele. E ainda sobrou!

A maior capacidade que alguém pode ter não é econômica, intelectual ou física, é a capacidade de confiar e entregar. Quando entregamos o que somos e temos a Jesus, ainda que pouco, o milagre acontece de novo: multidões podem ser abençoadas e o nosso coração pode sentir-se animado por ver Deus agindo, fazendo do pouco mais do que suficiente.

Crer, confiar e entregar é a fórmula para multiplicar.