Medida Certa

Leitura Salmos 131.1-3

“Não me envolvo com coisas grandiosas nem maravilhosas demais para mim” (SI 131.1)

Já reparou na criança quando se expressa sobre o que espera ser no futuro? Geralmente, ela deseja ser qualquer coisa, contanto que seja a melhor ou maior do mundo.

O brasileiro tem muito disso. A ideia de ser o melhor ou o maior vem de longe. Coisas de nossa sociedade competitiva, ou então daquela velha tendência de, em tudo, levar vantagem.

O desejo de ser o melhor nos aproxima de forma perigosa do orgulho. Nada é mais terrível diante de Deus do que o orgulho. O orgulho é o sentimento que surge em nós e nos diz que somos capazes, independentes e fortes o suficiente para enfrentarmos e alcançarmos qualquer coisa.

Davi, examinando a si próprio, chegou a uma conclusão quase que irreconciliável com sua condição de rei. Ele disse que “Senhor, não é orgulhoso o meu coração” (SI 131.1) deixando claro que sua condição social não havia abalado sua consciência espiritual.

O fato de ter conseguido sucesso na vida não fez de Davi um homem orgulhoso. Ele estava ciente que havia sido Deus o responsável por ter chegado a condição de rei. E mais, Davi sabia a hora de parar de sonhar e viver a realidade.

Você já passou pelo desafio de responder a pergunta — “Qual a visão que tem de si mesmo?” Será que a resposta é a mesma que Deus tem de você? Talvez a grande dificuldade que temos é conhecer os nossos limites; saber que Deus tem planos para nós e adquirirmos consciência de que já os alcançamos.

Nada como a verdade. A verdade nos livra da ilusão, do engano e do esforço inútil. A melhor maneira de obtermos a paz de espírito tão almejada por cada um, é colocar toda a esperança em Deus e em Suas promessas. Uma vez isto feito, é dormir como criança nos braços de sua mãe.

A maior coisa que podemos fazer é confiar na grandiosidade das promessas de Deus.