ORAÇÃO DO DIA – Desespero

Leitura Bíblica: 1 Reis 16.15-20

Em meu desespero clamei ao Senhor, e ele me respondeu. Do ventre da morte gritei por socorro, e ouviste o meu clamor (Jn 2.2).

Há diversas razões que podem explicar o estado de desespero: notícias ruins inesperadas, problemas financeiros que privam a família de atender as necessidades básicas, perda de parentes ou amigos muito próximos, falta de emprego, relacionamentos, e uma lista infindável de motivos.

O que levou Zinri, um dos oficiais do exército de Israel, ao desespero foi o fato de Onri, proclamado rei de Israel, ter cercado a cidade de Tirza para o matar. É verdade que Zinri foi um homem violento e mau-caráter. Quando Elá era rei de Israel, Zinri era um de seus oficiais mais importantes.

Em uma certa noite, Elá embriagou-se na casa do encarregado do palácio. Zinri aproveitou para o matar e dar um golpe de estado, declarando-se rei de Israel. Seu reinado foi curto: durou apenas sete dias.

Certamente Zinri havia feito muitos planos para usufruir a posição de rei, conquistada de forma criminosa, inclusive afrontando Deus. A presença de Onri e seu exército representava o fim de seus sonhos. Sabia que pagaria por seus crimes.

Poderia ter-se arrependido, mas optou pelo suicídio, como se fosse resolver. A luta pelo poder em países, empresas e até na família já levou muita gente ao desespero e à prática de atos absurdos.

Mas o que fazer diante de situações de desespero? Só há uma solução: clamar pela presença de Deus e sua misericórdia. Parece simples, mas não é. Quem clama, reconhece que precisa de ajuda. Quem precisa de ajuda, reconhece que chegou ao limite.

Quem chega ao limite, só pode contar com o Eterno, que pode fazer todas as coisas. Assim procedeu Moisés no deserto; Jonas, de dentro do grande peixe; o cego de Jerico que clamou por Jesus; e muitos outros. Você, também, não quer clamar por Deus?

A vida é um presente de Deus e pertence a ele. Confie no Senhor Jesus. Não há nada difícil demais para Deus.

Deus ouve o clamor dos que clamam com o coração.