ORAÇÃO DO DIA – Quem é Jesus?

Leitura Bíblica: Atos 9.1-9

Não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas, mas sim alguém que, como nós, passou por todo tipo de tentação, po­rém sem pecado (Hb 4.15).

Muitas já foram as respostas à pergunta de Saulo a Jesus no caminho para Damasco. Muitas vezes me pergunto com os discípulos de Jesus: “Quem é este que até o vento e o mar lhe obedecem?”
O que faz Jesus ser tão diferente de nós? O versículo acima responde: ele não tinha pecado. Esta é a grande diferença. Enquanto nós somos todos pecadores, Jesus, o Filho de Deus, assumiu a nossa forma, viveu em forma humana conosco, mas sem pecado. E fez isso não apenas para dar um exemplo de vida pura, mas para ser sacerdote, ponte entre nós e Deus, a fim de socorrer-nos em nossas limitações.

Já o profeta Isaías disse que ele haveria de tomar sobre si as nossas dores, e no Novo Testamento temos o relato do cumprimento dessa promessa. Paulo o resume assim na sua carta aos colossenses: “Deus … nos perdoou todas as transgressões e cancelou a escrita de dívida, que consistia em ordenanças e que nos era contrária. Ele (Jesus) a removeu, pregando-a na cruz” (Cl 2.13-14).Em João 9 temos a narrativa de um cego que Jesus curou, o que causou alvoroço em Jerusalém.

A causa da celeuma não foi tanto a cura do cego, mas que Jesus o fez num sábado, o que na opinião dos líderes religiosos era proibido. Por isso acusaram Jesus de ser pecador. A isto o ex-cego respondeu: “Se ele é pecador, eu não sei. De uma coisa eu sei: eu era cego e agora vejo.” Jesus removeu as regras ou “ordenanças” e substituiu-as pelo poder de Deus a nosso favor, capaz de renovar toda a nossa vida. Quem és tu, Senhor? Com o salmista respondo: “A quem tenho nos céus senão a ti? E na terra nada mais desejo além de estar junto a ti” (SI 73.25).

Jesus é indispensável para uma vida completa.