Põe na Conta!

“Se ele o prejudicou em algo ou lhe deve alguma coisa, ponha em minha conta” (Fm 18).

Certa vez, viajando de automóvel com alguns amigos, resolvemos almoçar em um restaurante à beira da estrada. Lugar simples e agradável. Após o almoço, quando o garçom trouxe a conta, houve uma troca de ideias sobre o pagamento. Todos queriam pagar. O garçom só assistia. Então, um dos rapazes, tomou a iniciativa, chamou o garçom e lhe perguntou: — “Para o senhor, faz diferença quem paga?” — “Não, qualquer um”, disse o homem. Imediatamente, o rapaz lhe disse “Então, Deus lhe pague!”. Claro, foi uma brincadeira!

Mas, Paulo não jogou a conta para Deus, quando o assunto foi Onésimo. Filemon era um homem rico, convertido e amigo pessoal de Paulo. Ele tinha um escravo chamado Onésimo, que, provavelmente, havia fugido, após ter roubado algum dinheiro. De alguma forma, Onésimo foi parar na companhia de Paulo. Provavelmente, na prisão. Onésimo conheceu o Evangelho pelas mãos de Paulo e demonstrou total arrependimento.

Passou a servir Paulo que, constrangido, não queria retê-lo. Então, resolve devolver Onésimo a Filemon. É impressionante a atitude Paulo em relação a seu amigo Filemon, também devedor espiritual de Paulo. O apóstolo poderia, apenas, dizer a Filemon que recebesse a Onésimo, e o perdoasse por qualquer falta. Filemon, certamente, entenderia. Mas, Paulo não quis abusar do vínculo cristão que os unia. Preferiu pedir a Filemon que recebesse Onésimo, não mais como escravo, mas como irmão em Cristo. Mais ainda, Paulo assumiu uma dívida financeira com Filemon por causa de Onésimo.

A vida cristã não é apenas virtual, mas real. Nós nos envolvemos uns com os outros, sofremos, nos alegramos e assumimos compromissos, apoiando-nos mutuamente. “Filhinhos, não amemos de palavra nem de boca, mas em ação e em verdade” (l Jo 3.18) Amor, na Bíblia, é o sentimento que nos leva a fazer alguma coisa pelo outro. Ame a seu irmão!

Deus nos amou e tornou concreto seu amor, em Cristo Jesus.