Provão de Deus

LEITURA: Salmo 139

“Senhor, tu me sondas e me conheces” (SI 139.1).

O Ministério da Educação estabeleceu uma lei que todo estudante universitário deve passar por uma avaliação. Lei esta conhecida como “provão”. Esta avaliação estabelece um perfil dos estudantes e dos cursos universitários. Os resultados estão trazendo muita surpresa, e exigindo mudanças nos alunos e nas universidades.

Deus conhece os nossos pensamentos e palavras, mas, se por alguma razão, Ele resolvesse aplicar um provão espiritual, qual seria sua nota? O que uma prova divina revelaria sobre a sua fé, seu caráter, seus desejos e suas tendências? A Bíblia registra um pedido que podemos olhar como um provão “Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece as minhas inquietações.

Vê se em minha conduta algo te ofende, e dirige-me pelo caminho eterno” (SI 139.23-24). Foram atitudes desta natureza que Davi se tornou conhecido como “O coração que Deus queria”.É tremendamente saudável expor-se a Ele para um exame que resulte em mudanças. Faça isso, porque: “Os olhos do Senhor estão em toda parte, observando atentamente os maus e os bons” (Pv 15.3).

A indiferença a Ele é perigosa e fatal. Não se avalie pelas fraquezas dos outros, nem eleja um ser humano falho como modelo de vida cristã. A questão não é a nota que você acha que merece nem a nota com que os outros o avaliam, mas o fundamental é como Deus o vê.

Se após a prova, houver algo a corrigir, lembre-se: “Quem esconde os seus pecados não prospera, mas quem os confessa e os abandona encontra misericórdia” (Pv 28.13). Deus nos deseja aprovados. Ele não tem nenhum prazer no fracasso de ninguém, e só quer nos ajudar.

Deus certamente guarda o fiel a Jesus em todas as provas.