Que loucura

“Porque a sabedoria deste mundo é loucura diante dos olhos de Deus” (1Co 3.19).

Não faz muito tempo, a televisão apresentou um homem que é tido como um dos mais sábios do mundo. O auditório fazia perguntas e ele respondia, despejando todo seu arsenal de conhecimento, adquirido ao longo dos anos, numa linguagem tão rebuscada, que, dificilmente, a maioria do auditório poderia entender. Mas, o acúmulo de conhecimento adquirido não faz do homem, necessariamente, uma pessoa sábia. Em outras palavras, quem tem conhecimento, pode explicar cientificamente o que é corrente elétrica e como funciona. O sábio, jamais toma choque.

Falando sobre sabedoria, Paulo faz uma advertência aos seus leitores cristãos de Corinto. Eles deveriam tornar-se ” loucos” para que pudessem ser sábios. O jogo de palavras tem por objetivo levar seus leitores a não confiarem neste conhecimento adquirido como razão de todas as coisas. Para uma sociedade grega, acostumada a pensar logicamente, a mensagem do Evangelho era verdadeira loucura.

Sabemos que, ainda hoje, a sabedoria de nosso século se propõe a responder as perguntas fundamentais da vida. Sob esta ótica, ela busca explicar quem somos, para onde vamos, o que é a vida e o que é o homem. Todavia, não há espaço para Deus, porque não faz sentido algum.

“O Senhor conhece o pensamento dos sábios e sabe como são fúteis” (3.20). Alguém duvida quão fútil tem sido nossa sociedade? Basta verificar quais tem sido seus interesses, o que ela valoriza, o que ensina e pratica, quem são seus ídolos e quais têm sido suas propostas de vida. Veja quem tem sido “os sábios” de nosso tempo. Jesus é a demonstração do poder de Deus. Ele foi o perfeito homem, sem deixar de ser Deus. Seus sinais e poder demonstraram que, nele, se resume toda a Sabedoria. É a Ele quem devemos buscar como líder de nossa vida.

Confiar em Jesus é a decisão mais sábia que você pode tomar.