Romantismo – Exercícios para Ensino Médio

Romantismo é um dos períodos de que mais falo em sala de aula. Seja nos bimestres finais do 1º Em ou ao longo do 2º Em, o Romantismo é visto como um período muito frutífero aqui no Brasil. Por isso mesmo que sempre trago aqui para o nosso site exercícios dos mais variados tipos. Alguns são exercícios com gabarito, outros, não. Mas a verdade é que estas atividades poderão ajudar você a começar seus estudos neste que é o período literário que antecede o Realismo de Machado de Assis.
Faça as atividades e coloque aqui o gabarito nos comentários. Logo postarei em outro artigo desta seção, o gabarito como entendo que deva ser respondido.

Atividades de Romantismo com gabarito

1-) Leia os textos I, II e III e identifique o autor, de acordo com a tabela a seguir:

  • Gonçalves Dias – indianismo .
  • Álvares de Azevedo – byronismo .
  • Castro Alves – condoreirismo

Texto I (      )

Amoroso palor meu rosto inunda,

Mórbida languidez me banha os olhos,

Ardem sem sono as pálpebras doridas,

Convulsivo tremor meu corpo vibra…

Quanto sofro por ti! Nas longas noites

Adoeço de amor e de desejos…

E nos meus sonhos desmaiando passa

A imagem voluptuosa da ventura:

Eu sinto-a de paixão encher a brisa,

Embalsamar a noite e o céu sem nuvens;

E ela mesma suave descorando

Os alvacentos véus soltar do colo.

Cheirosas flores desparzir sorrindo

Da mágica cintura.

Texto II (       )

Senhor Deus dos desgraçados!

Dizei-me vós, Senhor Deus!

Se é mentira…se é verdade

Tanto horror perante os céus?!

Ó mar, por que não apagas

Co’a esponja de tuas vagas

De teu manto este borrão?

Astros! Noites! Tempestades!

Rolai das imensidades!

Varrei os mares, tufão!

Texto III (       )


Sentado em sítio escuso descansava

Dos Timbiras o chefe em tronco anoso,

Itajubá, o valente, o destemido

Acoçador de feras, o guerreiro

Fabricador das incansáveis lutas.

Seu pai, chefe também, também Timbira,

Chamava-se o Jaguar: dele era fama

Que os musculosos membros repeliam

A frecha sibilante e que o seu crânio

Da maça aos tesos golpes não cedia.

2-) Agora, caracterize cada texto de acordo com o autor e a geração do Romantismo a que pertencem:

Texto I:

Texto II:

Texto III:

3-) Assinale as alternativas que correspondem às características do Romantismo, em qualquer uma de suas três fases:

(       ) individualismo e subjetivismo.
(       ) escapismo, sonho, engajamento social.
(       ) apresenta a realidade tal como é, fugindo do sentimentalismo e da artificialidade.
(       ) culto da natureza, retorno ao passado, espontaneidade.

4-) (UEL-PR) O Romantismo, graças à ideologia dominante e a um complexo  conteúdo artístico, social e político, caracteriza-se como uma época propícia ao aquecimento de naturezas humanas marcadas por:

  1. Teocentrismo, hipersensibilidade, alegria, otimismo e crença na sociedade.
  2. Etnocentrismo, insensibilidade, descontração, otimismo e crença na sociedade.
  3. Egocentrismo, hipersensibilidade, melancolia, pessimismo, angústia e desespero.
  4. Teocentrismo, insensibilidade, descontração, angústia e desespero.
  5. Egocentrismo, hipersensibilidade, alegria, descontração e crença no futuro.

5-) (Fuvest- SP) Tomadas em conjunto, as obras de Gonçalves Dias, Álvares de Azevedo e Castro Alves demonstra, que, no Brasil, a poesia romântica:

  1. Pouco deveu às literaturas estrangeiras, consolidando de forma homogênea a inclinação sentimental e o anseio nacionalista dos escritores da época.
  2. Repercutiu, com efeitos locais, diferentes valores e tonalidades da literatura europeia: a dignidade do homem natural, a exacerbação das paixões e a crença em lutas libertárias.
  3. Constituiu um painel de estilos diversificados, cada um dos poetas criando livremente sua linguagem, mas preocupados todos com a afirmação dos ideais abolicionistas e republicanos.
  4. Refletiu as tendências ao intimismo e à morbidez de alguns poetas europeus, evitando-se preocupar-se com temas sociais e históricos, tidos como prosaicos.
  5. Cultuou sobretudo o satanismo, inspirado no poeta inglês Byron, e a memória nostálgica das civilizações da Antiguidade clássica, representadas por suas ruínas.

6-) (FMABC- SP) Assinale a alternativa em que se encontram três características do movimento literário ao qual se dá o nome de Romantismo.

  1. Predomínio da razão, perfeição da forma, imitação dos antigos gregos e romanos.
  2. Reação anticlássica, busca de temas nacionais, sentimentalismo e imaginação.
  3. Anseio de liberdade criadora, busca de verdades absolutas e universais, arte pela arte.
  4. Desejo de exprssar a realidade objetiva, erotismo, visão materialista do universo.
  5. Preferência por temas medievais, rebuscamento de conteúdo e de forma, tentativa de expressar a realidade inconsciente.

7-) (FEI-SP) “A poesia deixa de ser apenas um lamento sentimental murmurado em voz baixa para ser também um grito de protesto político ou reivindicação social”.

O fragmento acima se refere a dois momentos da poesia romântica brasileira que podem ser definidos, respectivamente, como:

  1. 1ª. geração romântica – 2ª. geração romântica.
  2. Ultrarromantismo – condoreirismo.
  3. Indianismo – poesia social.
  4. Geração byronista – indianismo.
  5. Geração condoreira – geração mal-do-século.