→ Sua natureza

Leitura Bíblica: João 3.1-3
Ninguém pode ver o Reino de Deus se não nascer de novo (Jo 3.3).

Nicodemos era um líder entre os judeus e também fariseu. A palavra significa “separados”. Os fariseus surgiram depois dos profetas do Velho Testamento. Eram homens piedosos que procuravam manter a reverência pela Lei entre os descendentes dos judeus que voltaram da Babilônia.

Infelizmente o movimento degenerou e tornou-se um partido político religioso influente. Tornaram-se fanáticos e, como é típico, tinham-se como os mais corretos cumpridores da Lei. E, como sempre, o fanatismo cega as pessoas. Por isso não conseguiam ver em Jesus o Messias, o Enviado de Deus.

Nicodemos, entretanto, percebeu algo e viu em Jesus mais que um mero profeta e homem piedoso. O desconfiômetro de Nicodemos funcionou. Só faltou dizer que Jesus era o Messias. Até aí ele só admitia Jesus como um mestre enviado por Deus.

Há muitos como Nicodemos. Admitem Jesus como um grande mestre. Um homem muito bom. Mas não vêem nele aquele único caminho, verdade e vida.” Isto só é possível com auxílio do Espírito Santo, que convence o homem de que é pecador e que precisa de transformação, de uma nova natureza. Jesus chama isso de “novo nascimento”.

Conta-se uma historieta de um leitãozinho que foi criado como animal de estimação na fazenda. Todos da casa se divertiam com o bichinho. Davam-lhe banho, pintavam-lhe as unhas, adornaram-no com um laço de fita.


Mas um dia ele ganhou o pátio da casa. Achou uma poça de lama. E foi lá que se sentiu bem. Por quê? O fato de ter sido criado com todo o asseio na casa não mudou sua natureza. Há muitas pessoas criadas até em igrejas, mas que não nasceram de novo. A natureza interior delas não foi mudada nem transformada. É preciso nascer de novo. Já aconteceu isso em sua vida?

Cristo, além de ideal, precisa ser real na vida.