Tu és fiel! – Meditação Bíblica

Salmo 30.1-12

Leitura Bíblica

(O) evangelho do Reino será pregado em todo o mundo como testemunho a todas as nações (Mt 24.14).

Meditação Bíblica Para Seu Dia

Na leitura de hoje, o autor lembra os feitos passados de Deus: “tu me reergueste”; “tu me curaste”; “deste-me firmeza e estabilidade”; também rememora o que sentiu quando parecia ter perdido o contato com o Senhor.

Por fim, conclui que a ajuda divina no passado certamente se repetirá no futuro, e isso o enche de alegria já no presente.

É uma pena que muitos desconheçam as soluções que os salmos apresentam para os nossos problemas. Um brasileiro no Japão relatou–me a apreensão dos japoneses, temendo que um foguete da Coreia do Norte caia sobre seu país.

Muitos amigos meus estão atemorizados pelo desemprego. As igrejas estão lotadas de gente pedindo ajuda.


Enquanto isso, o salmista ensina que o caminho é buscar a Deus. Conta sua experiência: clamou a Deus e recebeu resposta, sendo alcançado pela misericórdia divina. Já imaginaram como isso deve ter sido animador para os demais adoradores que ouviram este salmo sendo cantado no templo?

Muitos filhos de Deus já receberam a misericórdia e o consolo do Senhor ao lembrar de hinos e cânticos que lhes trazem esse tipo de lembrança. Por isso, o salmista incentiva que os fiéis cantem louvores a Deus e adorem o seu santo nome, pois sabe que isso consola o coração.

Olhar para trás nos assegura a fidelidade do Senhor e permite olhar para o futuro com esperança. Um belo exemplo é o da menina levada como escrava pelos sírios (2Rs 5): arrancada da sua casa e família, manteve sua fé em Deus a ponto de, em vez de alegrar-se com a terrível doença de seu dono, ter força para lhe indicar o caminho da cura. Que alegria ela deve ter sentido quando viu Naamã curado e passando a glorificar ao Senhor!

Quando o futuro parecer escuro, faça como o salmista e a menina israelita: continue confiando em Deus e louvando o seu nome. Sua fidelidade jamais falhou e jamais falhará.

“Nunca mudaste, tu nunca faltaste: tal como eras, tu sempre serás. Tu és fiel. Senhor!” (T. O. Chisholm)