Violência familiar

“Ensine-as com persistência a seus filhos” (Dt. 6.7).

Ultimamente as notícias de filhos assassinando os pais estão nos noticiários semanais. Embora seja trágico, percebemos que a violência está fazendo parte do relacionamento familiar. As disputas entre pais, filhos e irmãos estão chegando à violência para resolver suas diferenças. Mas na verdade muitos filhos aprenderam com os pais a reagirem com violência, sem se importarem a quem estejam atingindo!

É através do estilo de vida que os pais ensinam os filhos a agirem, reagirem e a viverem. Certo pai cometeu uma pequena desonestidade comprando num mercado. Depois olhou para o filho e os dois sorriram. Quem poderá ensinar esta criança a ser honesta e justa? A responsabilidade do ensino existe porque Deus a atribui aos pais. “Instrua a criança segundo os objetivos que você tem para ela, e mesmo com o passar dos anos não se desviará deles” (Pv 22.6).

Esta ordem de Deus visa o benefício da criança, com os pais ensinando-lhes as virtudes divinas. Se os pais, na prática do dia a dia, ensinarem o contrário, elas produzirão frutos amargos para elas mesmas, para os pais e para os que estiverem ao seu redor. Os seus filhos estão observando e registrando todas as suas atitudes! Até os seus gestos! E eles vão colocar em prática tudo o que aprenderam com você.

Os pais têm usado o padrão de Deus para dirigir a vida da família? Tem usado da esperteza ou da justiça nas suas compras ou negócios? Se alegram com a injustiça; elogiam e invejam os desonestos? Costumam exaltar a violência e a usam para resolver diferenças familiares? São nestas situações, às vezes tão comuns, que os pais ensinarão aos filhos a formarem bons hábitos e a viverem no bom caminho. A Bíblia diz que, mesmo adultos, eles se lembrarão disto.

Os pais são os fornecedores da matéria prima para o caráter dos filhos.