Você quer aprender a interpretar textos?
A interpretação de textos, tão comum em provas de Português, sempre foi um martírio para os alunos ou candidatos a concursos públicos ou vestibulares.
A dificuldade é geral e, com certeza, oriunda da falta de treinamento.
As pessoas têm pouca disposição de mergulhar no texto; elas conseguem, obviamente, lê-lo, mas não aprofundam a leitura, não extraem dele aquelas informações que uma leitura superficial, apressada, não permite.
Isso é bem diferente do que ocorre quando é necessário estudar Matemática, Física, Química… As pessoas, nestas disciplinas, debruçam-se em aulas, listas de exercícios, aulas particulares.
Já com o Português, sempre fica aquela impressão de que não é necessário e que basta ler para entender.
Ao tentar resolver o problema, as pessoas buscam os materiais que julgam poder ajudá-las.
Caem, então, no velho vício de ler teoria em excesso, estudar coisas que nem sempre dizem respeito à compreensão e interpretação dos textos.
Cansadas, não fazem o essencial: ler uma grande quantidade de textos — e tentar interpretá-los assim como sugiro no curso de interpretação.
Este artigo, assim como muitos outros aqui neste site, é extremamente prático.
A teoria apresentada é pequena e necessária, mas deve ser estudada com boa vontade e disposição de aprender. Depois, você vai encontrar uma enorme quantidade de textos.
Navegue pelas categorias, navegue pelos exercícios e atividades relacionados ao final de cada artigo publicado.
Fundamental é que você os leia resolvendo com atenção máxima as questões propostas. Você vai encontrar exercícios com textos muito curtos, uma ou duas linhas, e vai-se aumentando, tanto em tamanho quanto em dificuldade.
Cabe ainda ressaltar que não há, neste site, a preocupação de distinguir interpretação de compreensão.
Levando-se em conta que o objetivo é resolver exercícios para melhor preparar para provas como vestibular, concursos públicos e Enem, isso seria absolutamente inútil.
Não tenha medo da interpretação de textos.
Como qualquer outra atividade intelectual, ela pede paciência e boa vontade.
Não tente fazer apressadamente, pois isso prejudicará o seu estudo.
Talvez o mais difícil seja começar.
Depois, acredite, vem o progresso, objetivo maior de todos nós.
Saber interpretar ajuda na hora de fazer a redação?
Com certeza ajuda. Quem interpreta melhor sabe relacionar dados apresentados na coletânea e faz melhor uso deles para montar seus textos.
Por isso mesmo que eu, no curso Português Pra Passar sempre afirmo que a preparação é o melhor caminho para garantir uma nota alta na prova de redação do Enem.
Por mais que pareça “chover no molhado”, revelo esse e outros segredos da redação perfeita do Enem no site oficial do curso.
Veja mais sobre isso aqui neste meu outro artigo.