Você quer aprender a interpretar textos?

A interpretação de textos, tão comum em provas de Português, sempre foi um martírio para os alunos ou candidatos a concursos públicos ou vestibulares.

A dificuldade é geral e, com certeza, oriunda da falta de treinamento.

As pessoas têm pouca disposição de mergulhar no texto; elas conseguem, obviamente, lê-lo, mas não aprofundam a leitura, não extraem dele aquelas informações que uma leitura superficial, apressada, não permite.

Isso é bem diferente do que ocorre quando é necessário estudar Matemática, Física, Química… As pessoas, nestas disciplinas, debruçam-se em aulas, listas de exercícios, aulas particulares.

Já com o Português, sempre fica aquela impressão de que não é necessário e que basta ler para entender.

PUBLICIDADE

Ao tentar resolver o problema, as pessoas buscam os materiais que julgam poder ajudá-las.

Caem, então, no velho vício de ler teoria em excesso, estudar coisas que nem sempre dizem respeito à compreensão e interpretação dos textos.

Cansadas, não fazem o essencial: ler uma grande quantidade de textos — e tentar interpretá-los assim como sugiro no curso de interpretação.

Este artigo, assim como muitos outros aqui neste site, é extremamente prático.

A teoria apresentada é pequena e necessária, mas deve ser estudada com boa vontade e disposição de aprender. Depois, você vai encontrar uma enorme quantidade de textos.

PUBLICIDADE

Navegue pelas categorias, navegue pelos exercícios e atividades relacionados ao final de cada artigo publicado.

Fundamental é que você os leia resolvendo com atenção máxima as questões propostas. Você vai encontrar exercícios com textos muito curtos, uma ou duas linhas, e vai-se aumentando, tanto em tamanho quanto em dificuldade.

Cabe ainda ressaltar que não há, neste site, a preocupação de distinguir interpretação de compreensão.

Levando-se em conta que o objetivo é resolver exercícios para melhor preparar para provas como vestibular, concursos públicos e Enem, isso seria absolutamente inútil.

Não tenha medo da interpretação de textos.

PUBLICIDADE

Como qualquer outra atividade intelectual, ela pede paciência e boa vontade.

Não tente fazer apressadamente, pois isso prejudicará o seu estudo.

Talvez o mais difícil seja começar.

Depois, acredite, vem o progresso, objetivo maior de todos nós.

Saber interpretar ajuda na hora de fazer a redação?

Com certeza ajuda. Quem interpreta melhor sabe relacionar dados apresentados na coletânea e faz melhor uso deles para montar seus textos.

PUBLICIDADE

Por isso mesmo que eu, no curso Português Pra Passar sempre afirmo que a preparação é o melhor caminho para garantir uma nota alta na prova de redação do Enem.

Por mais que pareça “chover no molhado”, revelo esse e outros segredos da redação perfeita do Enem no site oficial do curso.

Veja mais sobre isso aqui neste meu outro artigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × dois =