Exercício sobre gêneros textuais com texto A Lua No Bolso

No exercício proposto hoje vamos abordar  a questão dos gêneros textuais e suas características na prática. estas são questões que, embora dissertativas, são típicas de provas como a do Enem e você poderá se preparar melhor para o Exame Nacional do Ensino Médio se responder com atenção o que foi proposto aqui.

Exercício sobre gêneros textuais

Hoje vivemos na era da informação. Diariamente somos bombardeados, pela televisão, internet jornais e revistas, com notícias que nos dão conta de acontecimentos importantes (e não tão importantes) ocorridos a cada instante nos quatro cantos do mundo. O texto abaixo ilustra um momento do passado recente em que os jornais escritos eram um dos espaços mais procurados pelas pessoas para a obtenção de informações sobre o que se passava no mundo.

A Lua no bolso

Noticiário elaborado com telegramas da AP, UPI e AFP

Exatamente às 23 horas, 56 minutos e 31 segundos (hora de Brasília), o comandante Neil A. Armstrong tocou o solo da Lua, descendo pela cabine do módulo lunar, 6h38 depois de ter pousado na superfície do satélite natural da Terra. “A porta está se abrindo”, disse Armstrong às 23h39. Um minuto depois o astronauta vislumbrava diretamente a superfície da Lua. Lentamente, com movimentos extremamente seguros, começou a descer a escadinha do módulo, pisando sempre com o pé esquerdo. Quando alcançou o segundo degrau a televisão começou a transmitir diretamente da Lua para a Terra, focalizando perfeitamente o astronauta. Já sobre o solo lunar, Armstrong afastou-se do módulo e começou a executar suas primeiras tarefas, tornando realidade um sonho milenar do homem. […] Durante a descida, puxando um anel na fuselagem do módulo, Armstrong ligou uma câmera de televisão que transmitiu seu primeiro passo na Lua para a Terra.
Armstrong disse ainda que “a superfície da Lua é fina e poeirenta, como carvão em pó sob meus pés. Posso ver as pegadas que minhas botas deixam nas finas partículas”. Comunicou que recolheu a primeira amostra e disse: “Agora vou tentar pegar uma pedra. Isso é muito interessante. A primeira impressão é de uma superfície muito branda. Mas agora parece ter muita consistência. Tentarei agora obter outra amostra”.
Os médicos do Centro de Controle disseram que “a informação é boa e a tripulação lunar parece que vai bem”.
Nas imagens vindas da Lua podia-se ver como pano de fundo o escuro do espaço e luminosamente branca — em contraste — a superfície da Lua sobre a qual a imagem de Armstrong parecia um tanto difusa em branco-e-preto.
Caminhava como alguém que carrega um grande peso às costas.
“E algo parecido com o deserto no Oeste dos Estados Unidos. Mas é muito bonito aqui fora”, acrescentou Armstrong.
Disse que “estou achando difícil inclinar-me”, referindo-se aos movimentos que precisava fazer para apanhar as amostras, as quais começou a descrever.
“Olhando para cima, para o módulo, eu estou diretamente na sombra. Agora estou vendo Buzz (Aldrin) nas janelas. Posso ver tudo muito claro”, disse Armstrong ao primeiro minuto do dia 21, hora de Brasília.
Depois à zero e 16 minutos, Edwin Aldrin também desceu à superfície lunar.
Antes de Aldrin descer, Armstrong fez uma rápida revisão visual no módulo, declarando que estava dando para ver tudo com clareza.
“Ok, Buzz, você está pronto para descer?”, perguntou Armstrong. Aldrin, em resposta, começou a descer vagarosamente a escada. “Precisamos tomar cuidado e inclinar-nos na direção em que queremos ir”, disse um dos astronautas para o outro. “Principalmente se você quer cruzar os pés.” Às vezes eles pareciam estar realizando exercícios físicos, especialmente com os braços. “Não se afunda mais que poucos centímetros quando se caminha”, acrescentou Aldrin. Os dois se comunicavam pelo rádio, pois com seus capacetes e trajes espaciais selados não poderiam conversar doutra forma. Houve problemas de falta de foco com a câmara e certas interrupções.

Folha de S.Paulo, São Paulo, 21 jul. 1969. – KAUFFMANN, Carlos; MOTA, Vinícius. Primara página; Folha de S.Paulo. São Paulo: Publifolha, 2006. p. 113. (Fragmento adaptado).


AP: Associated Press. UPI: United Press International. AFP: Agence France-Presse.

1. O texto acima foi escrito para cumprir uma finalidade específica. Qual é ela? Como essa finalidade é alcançada?

2. O título do texto — “A Lua no bolso” — pode ser interpretado lite­ralmente? Explique. Que relação de sentido pode ser identificada entre o título e o texto?

Releia o trecho abaixo para responder à questão 3.

Exatamente às 23 horas, 56 minutos e 31 segundos (hora de Brasília), o comandante Neil A. Armstrong tocou o solo da Lua, descendo pela cabine do módulo lunar, 6h38 depois de ter pousado na superfície do satélite natural da Terra. “A porta está se abrindo”, disse Armstrong às 23h39.
Um minuto depois o astronauta vislumbrava diretamente a superfície da Lua. Lentamente, com movimentos extremamente seguros, começou a descer a escadinha do módulo, pisando sempre com o pé esquerdo. Quando alcançou o segundo degrau a televisão começou a transmitir diretamente da Lua para a Terra, focalizando perfeitamente o astronauta. Já sobre o solo lunar, Armstrong afastou-se do módulo e começou a executar suas primeiras tarefas, tornando realidade um sonho milenar do homem.

3. O autor do texto tomou o cuidado de oferecer, no primeiro parágrafo, uma série de informações que permitissem ao leitor responder a algumas perguntas: o quê? quem?, quando?, como?, por quê?. Identifique, no texto, as respostas para tais perguntas.

4. Agora, compare as informações apresentadas no primeiro parágrafo ao tipo de informação que consta dos parágrafos seguintes. Podemos afirmar que elas cumprem funções diferentes. Por quê?