Sisu 2016 – Inscrições, Nota de Corte, Resultado, Cronograma

Após a prova do Enem, algo que os candidatos procuram saber com detalhes e como fazer a inscrição no SISU, qual a nota de corte do curso que escolheram, o resultado da seleção e, por último, o cronograma de convocações. Geralmente estas informações estão espalhadas pela internet, mas os estudantes, com a vida corrida que têm, não podem perder muito tempo procurando, garimpando o que é certo ou não do que é publicado por aí. Por isso mesmo que criamos este tutorial com todas as informações que você pode precisar para fazer o que foi dito aqui.

Sisu 2016 – Inscrições, Nota de Corte, Resultado, Cronograma

Sisu 2016 – Inscrições, Nota de Corte, Resultado, Cronograma

Sisu 2016 – Inscrições, Nota de Corte, Resultado, Cronograma

O SISU é gerenciado pelo próprio Ministério da Educação. Isso confere lisura ao sistema que cadastra as faculdades e universidades públicas para selecionar, por meio da nota tirada no Enem, aqueles que farão parte de seu grupo de alunos.

Após a divulgação do Boletim Individual do Participante do Enem, o próprio sistema organiza os alunos conforme alguns critérios. São eles:

  • número de vagas disponíveis de ampla concorrência;
  • peso das disciplinas em relação ao curso oferecido;
  • vagas reservadas para políticas de ações afirmativas, as cotas.

Como dito antes, o processo é feito TODO no site oficial do SISU e basta apenas que o candidato informe a senha e o número de inscrição do Enem. Caso tenha perdido, é possível recuperar a senha do Enem.

Como participar do Sisu 2016

Em seu computador pessoal, o aluno deverá acessar o sistema do SISU para conferir o que está disponível em vagas oferecidas nas universidades para que ele se inscreva. Ele visualizará tudo isso já no início de sua pesquisa. Apesar do acesso à pesquisa de todas as vagas oferecidas, o aluno pode se inscrever apenas em duas, segundo sua preferência de escolha.  Ao escolher a vaga, ele deve informar a instituição, o local de oferta, o curso e o turno em que ele é ministrado.

Como é definida a nota de corte?

A nota de corte do SISU é definida de forma bastante objetiva, mas é preciso entender o porquê de haver diferenças de um ano para o outro. Para definir a nota de corte, o sistema avalia algumas coisas como o número de inscritos, o número de vagas oferecidas e as notas obtidas pelos candidatos que concorrem às vagas. É possível, ao longo do processo, mudar as opções e até mesmo é possível cancelar a concorrência à vaga.

Quando a classificação é divulgada, o candidato precisa saber que ela é provisória. Ela vai variar conforme os critérios já falados. Como as vagas podem mudar de um dia para o outro, é importante que o candidato acesse o sistema para conferir se, com a nota que ele tem, será possível concorrer à vaga desejada. às vezes é melhor mudar a opção para entrar na universidade, ainda que não seja sua primeira opção.

Ao final do período de inscrição, é divulgada a lista de selecionados e o boletim de acompanhamento irá trazer a classificação e resultado final. Caso não seja selecionado, o candidato poderá aderir posteriormente à lista de espera para vagas não ocupadas na chamada regular. Para participar, basta manifestar o interesse no endereço eletrônico do Sistema dentro do prazo estipulado no cronograma.

–>> Clique aqui para se inscrever

Resultado e Notas de Corte

Já afirmei anteriormente como é definida a nota de corte, mas alguns comentários nas redes sociais levaram à atualização deste artigo.

Sendo um dos processo de maior concorrência no país, o SISU 2016, Sistema de Seleção Unificada, divulga as notas dos alunos que se inscreveram. O sistema é todo informatizado e sem nenhuma interferência humana. isso foi pensado pelo Ministério da Educação para dar as mesmas chances a todos os candidatos que participaram das provas do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem.

Já disse que o resultado do SISU 2016 pode ser consultado sempre que termina uma das chamadas do processo seletivo e que a escolha do candidato pode mudar ao longo do processo desde que não tenham se encerrado as inscrições.

As inscrições para o SISU 2016 podem ser feitas em duas épocas do ano, uma no primeiro e outra no segundo semestre. Para ter o direito de se inscrever o candidato tem que obrigatoriamente ter participado do Enem e ter conseguido uma nota maior que zero na prova de redação, porém como o processo seletivo do SISU é feito com base nas notas do Enem 2016, quanto maior a nota, maiores são as chances de o candidato ser selecionado. Vale lembrar que as inscrições para o SISU 2016 são feitas pela internet através do site http://sisu.mec.gov.br/.

  • 1ª Chamada: na primeira chamada do SISU 2016 serão selecionados os melhores classificados de acordo com a opção de curso realizada, tanto com a primeira, quanto com a segunda opção, obedecendo aos critérios de seleção do sistema.
  • 2ª Chamada: já na segunda chamada do SISU 2016 os classificados com a segunda opção de curso podem continuar a concorrer para serem selecionados com a primeira opção. Agora os que já foram selecionados com a primeira opção de curso não participam mais do processo seletivo.
  • Lista de espera: é uma lista onde as instituições de ensino superior disponibilizam as vagas de curso que não foram preenchidas nas duas chamadas anteriores. Os candidatos interessados em participar da lista de espera devem dentro do cronograma do SISU 2016 manifestar o interesse em participar. Vale lembrar que a lista de espera contempla apenas a primeira opção de curso.

O que fazer após a divulgação do resultado do SIS?

Após a divulgação do resultado, os candidatos selecionados no SISU 2016 na primeira ou na segunda chamada ou ainda na lista de espera, devem procurar a instituição de ensino superior do curso em que foram selecionados para realizar a matricula. As dadas de divulgação do resultado do SISU 2016 vão ser divulgadas junto com o cronograma do programa. Os candidatos selecionados devem ficar atentos aos prazos para não correr o risco de perder à vaga do curso para o qual foram contemplados.

É uma chance única, estudar em uma renomada instituição de ensino superior através de uma vaga oferecida no Sistema de Seleção Unificada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*