13 dicas de interpretação de texto para concursos públicos
Muitos concurseiros e vestibulandos dedicam várias horas por dia estudando uma matéria específica, mas quando chega o momento da avaliação não conseguem responder as questões porque simplesmente não entenderam o que foi proposto ou não souberam interpretar o texto utilizado como base.
Saber como fazer interpretação de texto para concursos públicos é fundamental para qualquer prova.
Não se engane pensando que interpretação só é necessária para a prova de Língua Portuguesa.
Até mesmo disciplinas como Matemática ou Física, que não costumam ter um texto base como fonte para as perguntas, precisam de interpretação de texto.
Isso porque o próprio enunciado da questão requer atenção ao que é pedido. Não adianta saber a fórmula se não souber por qual motivo você irá empregá-la.
Por outro lado, matérias como a já citada Língua Portuguesa e outras disciplinas como Atualidades, Geografia, História e Legislação recorrem bastante a diversos tipos de textos nos quais os candidatos devem entender o conteúdo básico, suas nuances e como aquilo reflete na questão.
E é aí que saber como interpretar de forma correta faz a diferença, principalmente em grandes concursos.
Por isso, confira as dicas de interpretação de texto para concursos:
1- Leia vários tipos de texto para melhorar a interpretação de textos
A primeira dica de todas é a mais básica e a mais simples possível: leia!
Leia muito!
Somente lendo vários tipos de textos, grandes e pequenos, sobre diversos assuntos e em lugares diferentes é que você conseguirá ter uma carga de experiência suficiente para fazer uma interpretação de texto que seja adequada.
O ideal é sempre ter uma leitura variada, pois os concursos podem utilizar textos de revistas, jornais, sites, livros, poemas ou mesmo quadrinhos.
Os tipos textuais podem ser narrativo, descritivo, dissertativo-argumentativo ou até mesmo injuntivo.
Aliás, eu já disse isso em nosso grupo do Telegram: saber a diferença dos tipos de texto é importante para entender a intenção do autor. Por isso, a nossa próxima dica é aprender gramática.