➜ O Escolhido

Leitura: 1 Samuel 3.1-10

“Fala, pois o teu servo está ouvindo” (1 Sm 3.10).

Samuel nasceu em circunstâncias especiais. Sua mãe, Ana (significa “graça”) era estéril. Seu pai, Elcana, apesar de homem temente a Deus, tinha uma segunda esposa, Penina (significa “pérola”), com quem teve filhos. Ana era desprezada por Penina, por não poder ser mãe. Nem por isto, Ana deixou de confiar em Deus e comparecer diante do santuário em Silo.

Ousou pedir um filho a Deus, e dedicá-lo ao Senhor antes mesmo dele nascer. Deus concedeu um filho a Ana e seu nome foi Samuel, porque “eu o pedi ao Senhor” (1 Sm 1.20). Interessante a atitude de Ana depois de Samuel nascer. Sem saber se teria mais filhos ou não, Ana poderia ter adiado o máximo possível a entrega de Samuel ao ministério. Cuidaria de sua infância ou adolescência, deixando para entregá-lo somente quando jovem.

Ana sabia que, dedicando seu filho ao Senhor significava que Samuel mudaria de endereço, passando a viver nas dependências do Tabemáculo, junto com o sacerdote Eli. Porém, Ana não se esqueceu de seu voto a Deus, e levou Samuel para morar na casa do Senhor com a idade de 2 ou 3 anos. Certa noite, ainda bem jovem, Samuel ouviu a voz de Deus, chamando-o para o ministério, onde foi sacerdote, profeta e juiz. Samuel foi personagem-chave em um período muito difícil da história de Israel.

Desde a morte de Josué, o povo se distanciara de Deus, sofrendo o abandono da parte de Deus. Samuel foi pessoa-chave na reconstrução espiritual e social de Israel. Tudo isto, em razão da fé e obediência de uma mulher que ousou pedir a Deus que fizesse o impossível.

Entregar os filhos ao Senhor é atitude de fé e confiança em Deus.