Atividade prática de Aposto e Vocativo
Neste artigo você verá alguns exercícios sobre aposto e vocativo para treinar, não só essas duas classificações de expressões da Língua Portuguesa, mas para reforçar a ideia de que a pontuação é muito importante em um texto. Faça as atividades propostas abaixo e, depois, deixe suas respostas nos comentários.
Atividades sobre aposto e vocativo
1) Assinale a alternativa em que o aposto NÃO se refere ao sujeito.
A- Fernanda, minha filha, tem cabelos loiros e compridos.
B- Fernanda Montenegro, grande atriz brasileira, está na próxima novela da Globo.
C- Rio de Janeiro, cidade maravilhosa, recebe milhões de turistas de todo o mundo.
D- Conheci a Amazônia, maior reserva florestal do mundo.
2) Há um aposto que não é marcado por sinais de pontuação. É o aposto que individualiza um nome comum e vem sempre representado por um nome próprio. Identifique-o em cada oração.
A- O poeta Castro Alves escreveu obra social de temas ligados à escravidão.
B- Era a presidenta Dilma Houssef acompanhada de seus ministros.
C- A serra do Mar acompanha grande parte do litoral brasileiro.
D- A cidade de Recife é recortada por dois rios.
3) Aposto é uma palavra ou expressão que explica, esclarece ou resume um termo a que se refere. Na escrita, em geral, o aposto vem separado do termo a que se refere por meio de todos os sinais de pontuação a seguir, EXCETO
A- dois-pontos.
B- ponto final.
C- travessão.
D- vírgula.
4) Reconheça o termo que desempenha a função de aposto e é considerado um adjunto adverbial.
A- Amanhã, sábado, haverá reunião.
B- Este é Lucas, meu sobrinho.
C- Eu gosto desta sobremesa: pavê de chocolate.
D- Todo cidadão deve ser útil à pátria, mãe de todos.
5) Identifique a alternativa que precisa de dois-pontos.
A-Quero só uma coisa a tua alegria.
B-Pedro II ex-imperador do Brasil foi deportado.
C-Todos os alunos principalmente os do 8º ano receberam elogios.
D-Pedro o delegado estava com o prefeito.
6) Vocativo é a palavra ou expressão que serve para chamar, invocar uma pessoa, animal ou coisa personificada. Sublinhe o vocativo das orações a seguir.
A- Ei, garota, empreste-me um pouco a sua caneta?
B- Tomem cuidado, rapazes!
C- Marina, onde pensa que está para gritar assim?
D- Sabe, Hélen, não encontrei o livro que você me pediu.
7) Leia e compare o emprego do vocativo nas frases abaixo:
• Minha amada, que olhos os teus!
• Ó minha amada, que olhos os teus!
Em qual das frases a entoação é mais exclamativa? Por quê?
8) Qual termo estes períodos apresentam: aposto ou vocativo? Justifique.
A- Admiradora de Rita Lee, Elis Regina não se conteve e escreveu-lhe uma carta, começando assim uma grande amizade entre as duas já então famosas cantoras.
B- Os primeiros escritores indianistas do Brasil, isto é, José de Alencar e Gonçalves Dias, viam o nosso índio como um herói. Hoje, outros escritores, como Antônio Callado e Márcio Souza, mostram-nos o índio destruído lentamente pelos brancos.
Texto para as questões 9 e 10.
A professora passou a lição de casa: fazer uma redação com o tema “Mãe só tem uma”.
No dia seguinte, cada aluno leu a sua redação. Todas mais ou menos dizendo as mesmas coisas: a mãe nos amamenta, é carinhosa conosco, é a rosa mais linda do jardim, etc., etc., etc. Portanto, mãe só tem uma…
Aí chegou a vez de Juquinha ler a sua redação:
“Domingo foi visita lá em casa. As visitas ficaram na sala. Elas ficaram com sede e minha mãe pediu para mim (sic) ir buscar coca-cola na cozinha. Eu abri a geladeira e só tinha uma coca-cola. Aí, eu gritei para minha mãe: “Mãe, só tem uma!”.
(Viaje bem, revista de bordo da Vasp, nº 4., 1989.)
9) Considerando que é muito comum, na linguagem coloquial, o emprego do verbo ter no lugar de haver, responda em relação às frases “Mãe só tem uma” e “Mãe, só tem uma!”:
A- Qual é o sujeito de cada uma delas?
B- Qual é a função sintática do termo mãe em cada uma das frases?
10) O humor da anedota deve-se à diferença de significado entre as duas frases. Em que consiste essa diferença de significado?