Atividade de Ensino Religioso

É bastante difícil hoje em dia trabalhar com valores em sala de aula. Numa época em que prolifera um tipo de pensamento que valoriza a individualidade, estamos quase reféns de pensamentos que não valorizam o amor ao próximo e, muito menos, a moral. Não se trata aqui de ser favorável ou não ao ensino religioso nas escolas até porque seria bem difícil tratar de todas as manifestações religiosas brasileiras. Por outro lado, as aulas de religião, quando bem estruturadas e feitas por pessoas capacitadas e críticas, podem ser um ótimo espaço para a discussão de ideias, reflexão sobre procedimentos e mudanças de atitude. A atividade que trago hoje valoriza isso sem se preocupar em citar nomes de religiões muito menos em dizer qual delas está certa ou não.

Ensino_Religioso_na_escola

Atividade para aulas de religião

A Ratoeira

Um rato olhando pelo buraco da parede, vê o fazendeiro e sua esposa abrindo um pacote. Pensou logo no tipo de comida que poderia haver ali. Ao descobrir que era uma ratoeira, ficou aterrorizado. Correu ao pátio da fazenda advertindo a todos. Foi ao galinheiro e falou:
— Há uma ratoeira na casa, uma ratoeira na casa !!!
A galinha disse:
— Desculpe-me, Senhor Rato, eu entendo que isso seja um grande problema para o senhor, mas não me prejudica em nada, não me incomoda.
O rato foi até o chiqueiro e disse ao porco:
— Há uma ratoeira em casa, uma ratoeira!!!
O porco respondeu:
— Desculpe-me, Senhor Rato, mas não há nada que eu possa fazer, a não ser rezar. Ratoeira é pra pegar ratos. Fique tranquilo que o senhor será lembrado nas minhas preces.
O rato dirigiu-se então a vaca. E ela lhe disse:
— O que, Senhor Rato? Uma ratoeira? Por acaso estou em perigo? Acho que não!!!
Então o rato voltou para casa, cabisbaixo e abatido, para encarar a ratoeira do fazendeiro.
Naquela noite ouviu-se um barulho, como o de uma ratoeira pegando uma vítima. A mulher do fazendeiro correu para ver o que havia pegado. No escuro, ela não viu que a ratoeira havia pegado a cauda de uma cobra venenosa. E a cobra picou a mulher… O fazendeiro a levou imediatamente ao hospital. Ela voltou com febre. E todo mundo sabe que para alimentar alguém com febre, nada melhor que uma canja de galinha. O fazendeiro pegou sua faca e foi providenciar o ingrediente principal: galinha.
Como a doença da mulher piorava a cada dia, os amigos, parentes e vizinhos vieram visitá-la. Para alimentar os visitantes, o fazendeiro matou o porco.
Infelizmente, apesar de todos os cuidados, a mulher não melhorou e acabou falecendo.Muita gente veio para o funeral. O fazendeiro então sacrificou a vaca para alimentar aquele povo todo.

MORAL DA HISTÓRIA: Na próxima vez em que você ouvir alguém dizer que está diante de um problema e acreditar que esse problema não lhe diz respeito, lembre-se que, quando há uma ratoeira na casa, toda a fazenda corre o risco.

(Autor Desconhecido)

1. A fábula que você leu tem o objetivo de produzir a reflexão sobre alguns sentimentos e valores que os seres humanos devem preservar. Dentre outros, podemos destacar:
(A) a solidariedade
(B) a verdade
(C ) a honestidade
(D) a beleza

2. O rato ficou aterrorizado ao ver a ratoeira porque:
(A) a ratoeira estava desarmada.
(B) sentiu-se ameaçado.
(C) a mulher do fazendeiro corria perigo.
(D) era muito medroso.

3. Ao sair correndo avisando os outros animais da existência de uma ratoeira na fazenda, o rato pretendia:
(A) receber a ajuda dos amigos para se desfazer da perigosa armadilha.
(B) espalhar um boato.
(C) se divertir com a reação dos amigos.
(D) assustar os companheiros.

4. Podemos classificar a reação da galinha, do porco e da vaca como uma atitude:
(A) amigável
(B) preconceituosa
(C) justa
(D) egoísta

5. O rato voltou para casa, cabisbaixo e abatido, para encarar a ratoeira do fazendeiro porque além da preocupação inicial:

(A) suspeitava que talvez houvesse cobras na fazenda.
(B) sabia que estava condenado à morte.
(C) estava muito decepcionado com a atitude dos companheiros.
(D) tinha medo da mulher do fazendeiro.

6. Assinale V ou F: “A moral da história ensina que…

A. ( ) numa comunidade deve existir amizade, solidariedade e união entre as pessoas.”
B. ( ) o problema do outro não nos diz respeito.”
C. ( ) ignorar um pedido de ajuda pode nos ser fatal.”
D. ( ) as pessoas não dependem umas das outras.”
E. ( ) o amor ao próximo deve manifestar-se em atitudes práticas.”
F. ( ) a vida pode nos punir pela nossa indiferença às necessidades do próximo.”
G. ( ) cada um deve pensar apenas em si mesmo.”
H. ( ) o bem estar dos membros de uma comunidade deve ser um objetivo comum.”

7.Responda:

a) Quando ouvirmos alguém dizer que está diante de um problema, qual deve ser a nossa atitude?

b) De que maneira podemos demonstrar o amor ao próximo?