Atividade de interpretação de textos ➜ Planetas

A interpretação de texto compreende a leitura e a compreensão de textos escritos. É uma tarefa que para ser bem aplicada demanda conhecimento sobre diversos assuntos como Gramática, Literatura e Semântica. Aqui em nossas postagens apresentamos uma diversidade de exercícios de interpretação com gabarito. Você pode encontrar todos eles acessando aqui ou pesquisando por exercícios de interpretação de textos com gabarito aqui na barra superior do site. Além da busca por isso, aqui você verá a resposta para diversas outras questões como “Como ensinar interpretação de texto no ensino fundamental?”, “O que é interpretação de texto exercícios?”, “Como resolver questões de interpretação de texto?” e “Qual é a diferença entre compreensão e interpretação de texto?”. Além disso, você também poderá encontrar em nossos arquivos exercícios de interpretação de texto com respostas, exercícios de gramática pdf, questões de interpretação de texto para concurso e exercícios de literatura com gabarito. Caso queira material de outras áreas do conhecimento, também trazemos postagens sobre numeros primos e números romanos.

Atividade de interpretação de textos

Vários planetas são visíveis a olho nu: Marte, Júpiter, Vênus, Saturno e Mercúrio. Esses astros já eram conhecidos não apenas dos gregos, mas também de povos ainda mais antigos, como os babilônios.

Apesar de sua semelhança com as estrelas, os planetas eram identificados pelos povos da Antigüidade graças a duas características que os diferenciavam. Primeiro: as estrelas, em curtos períodos, não variam de posição umas em relação às outras. Já os planetas mudam de posição no céu com o passar das horas. À noite, esse movimento pode ser percebido com facilidade.

Segundo: as estrelas    têm   uma    luz   que,   por    ser    própria, pisca levemente. Já os planetas, que apenas refletem a luz do Sol, têm um brilho fixo. Os planetas mais distantes da Terra só puderam ser descobertos bem mais tarde, com a ajuda de aparelhos ópticos como o telescópio. “O primeiro deles a ser identificado foi Urano, descoberto em 1781 pelo astrônomo inglês William Herschel”, afirma a astrônoma Daniela Lázzaro, do Observatório Nacional do Rio de Janeiro.

(Superinteressante, agosto/01)

*A formatação da página alterou o núimero de linhas do texto.

1) Com relação às idéias contidas no texto, não se pode afirmar que:

a) os gregos não conheciam o planeta Urano.


b) os gregos, bem como outros povos da Antigüidade, conheciam vários planetas do Sistema Solar.

c) a olho nu, os planetas se assemelham às estrelas.

d) os povos da Antigüidade usavam aparelhos ópticos rudimentares para identificar certos planetas.

e) os povos antigos sabiam diferençar os planetas das estrelas, mesmo sem aparelhos ópticos.

2) Infere-se do texto que a Astronomia é uma ciência que, em dadas circunstâncias, pode prescindir de:

a) estrelas

b) planetas

c) instrumentos

d) astrônomos

e) estrelas, planetas e astrônomos

3) A locução prepositiva “graças a” (/. 5) tem o mesmo valor semântico de:

a) mas também (/. 3)

b) apesar de (/. 3)

c) com (/. 8)

d) por (/. 9)

e) em (/. 13)

4) “Esses astros já eram conhecidos não apenas dos gregos, mas também de povos ainda mais antigos…” Das alterações feitas na passagem acima, aquela que apresenta sensível alteração de sentido é:

a) Esses astros já eram conhecidos não somente dos gregos, como também de povos ainda mais antigos.

b) Tais planetas já eram conhecidos não apenas dos gregos, mas também de povos ainda mais antigos.

c) Esses astros já eram conhecidos não apenas pelos gregos, mas também por povos ainda mais antigos.

d) Esses astros já eram conhecidos tanto pelos gregos, como por povos ainda mais antigos.

e) Esses astros já eram conhecidos não apenas através dos gregos, mas também através de povos mais antigos.

5) A diferença que os antigos já faziam entre estrelas e planetas era de:

a) brilho e posição

b) beleza e posição

c) importância e disposição

d) brilho e importância

e) beleza e disposição

6) Infere-se do texto que o planeta Netuno:

a) era conhecido dos gregos.

b) foi descoberto sem ajuda de aparelhos ópticos.

c) foi descoberto depois de Plutão.

d) foi descoberto depois de Urano.

e) foi identificado por acaso.

7) Segundo o texto, as estrelas:

a) nunca mudam de posição.

b) são iguais aos planetas.

c) não piscam.

d) só mudam de posição à noite.

e) mudam de posição em longos períodos de tempo.

Gabarito dos exercícios


1) Letra d

Os gregos antigos não conheciam o planeta Urano, que só foi descoberto em 1781. No inicio do texto se diz que os gregos e povos ainda mais antigos conheciam determinados planetas. A semelhança, segundo o texto, realmente existe (/. 4). A letra d é a resposta porque traz uma afirmação não contida no texto (veja o enunciado da questão). A maneira que eles tinham de fazer a diferença não dependia do uso de aparelhos; é, por sinal, o que afirma a opção e.


2) Letra c

No momento em que algumas coisas podem ser descobertas a olho nu, a resposta só pode ser a letra c.


3) Letra d

A locução graças a tem valor de causa, mas também indica soma (é igual a e); apesar de, concessão, oposição; com, modo; em, tempo. Só a preposição por, no trecho, indica causa: por ser própria —> porque é própria.


4) Letra e

O trecho nos diz que os gregos e os povos mais antigos conheciam esses astros. Na letra e, com o emprego da locução prepositiva através de, o sentido se altera. A idéia passa a ser que alguém conhecia esses astros, por intermédio dos gregos e de povos mais antigos. Muda o agente da ação verbal.


5) Letra a

O texto diz que “as estrelas não variam de posição” (/. 6/7) e que “os planetas mudam de posição no céu” (/. 7/8). Também afirma que “as estrelas têm uma luz…que pisca levemente” (/. 9/10) e que “os planetas…têm um brilho fixo” (/. 10/11).


6) Letra d

O texto diz que o primeiro planeta muito distante da Terra a ser descoberto foi Urano. Já eram conhecidos Marte, Júpiter, Vênus, Saturno e Mercúrio. Assim, Plutão só pode ter sido descoberto depois de Urano.


7) Letra e

A resposta se encontra no seguinte trecho: “…”as estrelas, em curtos períodos, não variam de posição umas em relação às outras.” Se elas não variam em curtos períodos, é que variam em períodos longos de tempo.