Atividade de interpretação de textos ➜ Pobreza

Interpretar textos abrange a leitura e a compreensão de textos escritos. É uma tarefa que para ser bem feita exige conhecimento sobre vários assuntos como Notícias. Aqui em nossas postagens apresentamos uma diversidade de exercícios de interpretação com gabarito. Você pode encontrar todos eles clicando aqui ou pesquisando por exercícios de interpretação de textos com gabarito aqui na barra superior do site.

Além da busca por isso, aqui você verá a resposta para diversas outras questões como “Como ensinar interpretação de texto no ensino fundamental?”, “O que é interpretação de texto exercícios?”, “Como resolver questões de interpretação de texto?” e “Qual é a diferença entre compreensão e interpretação de texto?”. Além disso, você também poderá encontrar em nossos arquivos exercícios de interpretação de texto com respostas, exercícios de gramática com gabarito pdf, atividades de interpretação de texto 9 ano e exercícios de literatura enem. Caso queira material de outras áreas do conhecimento, também trazemos postagens sobre mapas do brasil e números romanos.

Atividade de interpretação de textos

ESPERANÇAS

Apesar de 4 bilhões de pessoas viverem na pobreza, entre os seis
bilhões de habitantes da Terra, as pessoas simples continuam a
acreditar num futuro melhor. Não importa se esse sentimento brota da
emoção, da fé ou da esperança.
5 O importante é ressaltar que a crise de uma concepção científica do
mundo abre, agora, a perspectiva de que os caminhos da história não
sejam apenas aqueles previstos pelas largas avenidas das ideologias
modernas.
Os atalhos são, hoje, as vias principais,   como   o  demonstram  o
10 Fórum Social de Porto Alegre e a força das mobilizações contra
o atual modelo de globalização. Assim como o aparente perfil caótico
da natureza ganha um sentido evolutivo e coerente na esfera
biológica, do mesmo modo haveria um nível – que o Evangelho
denomina amor – em que as relações humanas tomam a direção
da esperança.
15    É verdade que, com o Muro de Berlim, ruiu quase tudo aquilo
que sinalizava um futuro sem opressores e oprimidos. Agora as leis do
mercado importam mais do que as leis da ética.
Mas, e a pobreza de 2/3 da humanidade? O que significa falar em
liberdades quando não se tem acesso a um prato de comida? Esta é a
20 grande contradição da atual conjuntura: nunca houve tanta
liberdade para tantos famintos! Mesmo os povos que no decorrer das
últimas décadas não conheceram a pobreza e o desemprego agora se
deparam com esses flagelos, como ocorre nos países do leste europeu.
A ironia é que, hoje,  aqueles  povos  são  livres  para  escolher
25 seus governantes, podem circular por suas fronteiras e manifestar
suas discordâncias em público. Mas lhes é negado o direito de
escolher um sistema social que não assegure a reprodução do capital
privado.

(Frei Beto, in O Dia, 19/8/01)

1) O texto pode ser entendido como um manifesto contrário ao:

a) presidencialismo

b) parlamentarismo

c) comunismo

d) socialismo

e) capitalismo

2) “Nunca houve tanta liberdade para tantos famintos.” No trecho destacado, o autor questiona o valor:

a) da globalização

b) da democracia

c) das políticas econômicas

d) das privatizações

e) do governo

3) No texto, só não há correspondência entre:

a) esse sentimento (/. 3) e crença num futuro melhor (/. 2)

b) atalhos (/. 9) e Fórum e força das mobilizações (/. 9)

c) aparente perfil caótico (/. 11) e sentido evolutivo (/. 12)

d) Muro de Berlim (/. 15) e opressores e oprimidos (/. 16)

e) seus governantes (/. 25) e lhes (/. 26)

4) Segundo o autor, os povos do antigo bloco comunista do leste europeu:

a) continuam sem liberdade de expressão.

b) hoje são mais felizes porque são livres.

c) são irônicos, apesar de livres.

d) não são totalmente livres.

e) sofrem com a ironia do governo.

5) O sinônimo adequado para “ressaltar” (/. 5) é:

a) demonstrar

b) dizer

c) destacar

d) apontar

e) afirmar

6) O grande paradoxo do mundo atual seria:

a) simplicidade – esperança

b) concepção científica – fé

c) liberdade – fome

d) esfera biológica – amor

e) sistema social – capital privado

7) “É verdade que, com o Muro de Berlim, ruiu quase tudo aquilo que sinalizava um futuro sem opressores e oprimidos.” Só não há paráfrase do trecho destacado acima em:

a) Com o Muro de Berlim, certamente, caiu tudo que apontava para um futuro sem opressores e oprimidos.

b) É certo que vieram abaixo, com o Muro de Berlim, todas as coisas que sinalizavam um futuro sem opressores e oprimidos.

c) Com a queda do Muro de Berlim, na verdade, veio abaixo tudo aquilo que apontava para um futuro sem opressores e oprimidos.

d) É verdade que, por causa do Muro de Berlim, veio abaixo tudo que sinalizava um futuro sem opressores e oprimidos.

e) Ruiu, certamente, com o Muro de Berlim, tudo aquilo que sinalizava um porvir sem opressores e sem oprimidos.

[otw_shortcode_content_toggle title=”Gabarito dos exercícios” opened=”closed” icon_type=”general foundicon-right-arrow”]1 e
2 b
3 e
4 d
5 c
6 c
7 c[/otw_shortcode_content_toggle]