Atividade de interpretação de textos ➜ Tolerância

Interpretar textos contém a leitura e a compreensão de textos escritos. É uma incumbência que para ser bem feita demanda conhecimento sobre diversos assuntos como Gramática, Literatura e Semântica. Aqui em nossos arquivos apresentamos um enorme arquivo de exercícios de interpretação com gabarito. Você pode visualizar todos eles clicando aqui ou fazendo uma busca por exercícios de interpretação de textos com gabarito aqui na barra superior do site.

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Atividade de interpretação de textos

 

TEXTO XXXVII

TOLERÂNCIA

Quando o mundo se torna violento, buscamos uma explicação em que a compreensão se expresse em atos e palavras. Mas como explicar a tortura, o assassinato, a censura, o imperialismo ou o terrorismo, ferramentas favoritas dos repressores que querem evitar qualquer opinião 5 divergente?

Histórias recentes da América Latina, da Europa e do Oriente Médio comprovam tais fatos: é o caso de Cuba de Castro, do Peru de Fujimori e dos radicalismos políticos, de triste memória, da Argentina e do Brasil; é a incompreensão de protestantes e católicos, na Irlanda; é a 10 questão entre judeus e palestinos, que faz sangrar a Terra Santa. O fanatismo defensor de uma verdade aceita como única não é patrimônio exclusivo das ditaduras. Hoje os fundamentalismos religiosos, misturados a frustrações econômicas e sociais, são a expressão patológica de uma quebra de equilíbrio do universo. Como, então, enfrentá-los?

15    Não há melhor antídoto contra a conduta intolerante que a liberdade, conseqüência da pluralidade, que consiste em defender idéias próprias, mas aceitando que o outro possa ter razão. Precisamos reconhecer velhas verdades: a violência gera violência; todo poder é abusivo; o fanatismo é inimigo     da    razão;      todas       as      vidas      são      preciosas;      a 20 guerra jamais é gloriosa, exceto para os vencedores que crêem que Deus está ao lado dos grandes exércitos.

A solidariedade e a tolerância democrática, inexistentes no nosso tempo, implicam uma revolução em nossas mentalidades e na aceitação do    que    percebemos    como    diferentes,    para    se configurar uma 25 sociedade multicultural. Esses são os desafios éticos que deveríamos enfrentar, sem a arrogância dos países desenvolvidos e sem a marginalização dos subdesenvolvidos, afundados na miséria e na fome.

(Carlos Alberto Rabaça, em O Dia, 21 /11 / 01)

202) Para o autor, o maior problema do mundo atual é:

  1. a) o fanatismo religioso
  2. b) as ditaduras
  3. c) a intolerância
  4. d) a violência
  5. e) a miséria

203) O autor faz alusão a problemas específicos de vários países. Aquele cujo problema é diferente do dos demais é:

  1. a) Brasil
  2. b) Irlanda
  3. c) Argentina
  4. d) Cuba
  5. e) Peru

204) Com base nas idéias contidas no texto, pode-se afirmar que:

  1. a) só as ditaduras aceitam uma verdade tida como única.
  2. b) o fundamentalismo religioso não colabora com a queda do equilíbrio universal.
  3. c) nada pode combater a intolerância de nossos dias.
  4. d) tudo pode ser explicado, inclusive a intolerância.
  5. e) o mundo atual não tem solidariedade e tolerância democrática.

205) Em sua função anafórica, o pronome relativo “que” (/. 16) refere-se no texto a:

  1. a) antídoto
  2. b) pluralidade
  3. c) idéias
  4. d) conduta
  5. e) liberdade

206) Não são elementos antagônicos:

  1. a) Brasil / Argentina
  2. b) protestantes / católicos
  3. c) judeus / palestinos
  4. d) arrogância / marginalização
  5. e) conduta intolerante / liberdade

207) “Expressão patológica” (l. 13) é expressão:

  1. a) deturpada
  2. b) exagerada
  3. c) cotidiana
  4. d) mórbida
  5. e) sombria

208) Segundo o texto, ser livre é:

  1. a) fazer o que se quer.
  2. b) valorizar as suas idéias, em detrimento das dos outros.
  3. c) ter suas idéias e admitir as dos outros.
  4. d) viver intensamente.
  5. e) não se preocupar com a intolerância do mundo.

P.s.: a numeração das questões segue a ordem do meu arquivo pessoal de atividades para Ensino Médio.