Atividades práticas de regência para imprimir

Regência é um assunto de que gosto muito e sempre bato na tecla com os alunos que todos que sabem este conteúdo ganham pontos na hora de escrever. Sim, pois um erro de norma culta relacionado à regência pode prejudicar não só a sua nota na primeira competência na redação do Enem como também em outras como a que trata da coesão, da progressão argumentativa, da concatenação das ideias. Só por isso este post já vale a sua leitura e compartilhamento. Veja os exercícios abaixo. O gabarito virá posteriormente.

Atividades de regência

1. Assinale com X os itens em que a regência está em desacor­do com o que a tradição gramatical considera certo.

a)(   ) Este ar, já o aspirei mais puro.
b)(   ) Este cargo, não lhe aspiro.
c)(    ) A equipe aspirava o primeiro lugar.
d)(    ) Assisti à sua formatura.
e)(    ) Que filme você assistiu ontem?
f)(    ) Um médico competente assistiu o governador na sua enfermidade.
g)(    ) Que direitos lhe assistem?
h)(    ) Não lhe chamaram de herói?
i)(    ) Chamam-no de incompetente.
j)(    ) Os sinos chamam os cristãos para o culto.
I)(    ) Custei para te encontrar.
m)(    ) O estudo sério me custa trabalho e tempo.
n)(    ) Esqueci do avental.
o)(    ) Lembro-me do colégio e da infância.
p)(    ) Não te esqueças da palavra dada.

2. Assinale a alternativa em que a regência do verbo assistir não está de acordo com a norma culta:

a) Assistimos, então, um espetáculo grandioso, mas muito pouco criativo.
b) Não assiste ao homem julgar os deuses.
c) Diz-se que Deus assiste os que praticam o bem e evitam o mal.
d) Não assistia ao escravo o direito a nenhuma recompensa pelo trabalho.


3. Escreva, no espaço em branco, o sentido do verbo grifado.

Modelo: O técnico foi obrigado a assistir ao jogo do lado de fora do alambrado, porque estava cumprindo suspensão. Sentido = ver, presenciar. Prossiga:

a) Logo que se entra na cidade, aspira-se um ar carregado de gases e de vapores venenosos.
Sentido =

b) Trata-se de uma condição a que ninguém de bom senso pode
Sentido =

c) Mesmo os animais ferozes agradam seus filhotes com suas garras.
Sentido =

d) Aumento de preços não agrada ao povo em geral.
Sentido =

e) O garçom atendeu a todos os pedidos dos clientes, sozi­nho.
Sentido =

f) O papa atendeu o presidente em audiência privada.
Sentido =

4. Assinale a alternativa em que a regência do verbo está em desacordo com a norma culta escrita.

a) Não agrada a ninguém o autoelogio.
b) Agradeça sempre os dons da natureza.
c) Ninguém teve a gentileza de agradecer aos votos dos eleitores.
d) O estacionamento só atende aos moradores do condo­mínio.
e) Há uma sala no térreo para atender os visitantes.

Instrução para os exercícios 5 e 6

Assinale a alternativa que contraria as prescrições da tra­dição gramatical.

5.
a) O povo assistiu perplexo o bate-boca no senado.
b) O aspirador aspira o pó dos móveis.
c) Ela aspira a ser livre.
d) Não quer dormir nem aspira a isso.
e) Ao povo assiste o direito de votar; ao governo, o dever de governar.

6.
a) Enquanto você trabalhar, eu o assistirei.
b) Nós assistimos a cada capítulo da novela.
c) Não lhe assiste o direito de nos perturbar.
d) O ministro atendeu os alunos.
e) O governo custou para ser aceito pela classe política.

7. Assinale a alternativa em que a regência do verbo chamar é contrária à norma culta escrita.

a) Chamei-lhe muito, insisti, mas você não me ouviu.
b) Chamaram-lhe de Rosa.
c) Ninguém o chamou de mestre.
d) Há quem lhe chame prefeito.
e) Não o chamem incapaz.

8. Assinale a alternativa em que o verbo custar não está usa­do segundo o modelo da norma culta escrita.

a) A gente custa para encontrar a solução correta.
b) Custava-me repetir a mesma coisa sempre.
c) Só lhe custa começar o exercício sem aquecimento.
d) Custa-me crer no que vejo.

9. Assinale a alternativa em que a regência dos verbos esque­cer ou lembrar não está de acordo com a norma culta.
a) Não me esqueci dos meus compromissos.
b) Lembrei-me alguns pormenores que podiam ter im­portância.
c) Não lembro agora o dia exato.
d) Não esqueçam que nos ocultaram dados importantes.
e) Esqueceu-se de aconselhar sua demissão.

10. Considere as seguintes frases:
I) João informou-o de que chegaram os livros.
II) João informou-lhe que chegaram os livros.
III) João informou-o que chegaram os livros.
IV) João informou-lhe de que chegaram os livros. Podemos dizer, a respeito da regência do verbo informar, que as frases:

a) II e IV estão corretas;
b) I, II e III estão corretas;
c) I e II estão corretas;
d) I e III estão corretas;
e) nenhuma está correta.

  1. Permute o termo destacado pelos pronomes o, a, os, as ou lhe. lhes.

a) O governo promete pagar o Fundo de Garantia com a devida correção monetária.
b) Grandes empresas pediram empréstimo para pagar aos empregados.
c) Você acha possível perdoar esses desaforos?
d) Só Deus poderá perdoar a tão cruéis perseguidores.
e) Foi condenado por desobedecer aos caprichos de um tirano.
f) O paciente obedeceu fielmente aos médicos.

  1. Assinale a alternativa em que a regência do verbo prefe­rir não está de acordo com a norma culta escrita.

a) Há quem prefira ao riso o pranto.
b) Há quem prefira antes a surpresa que o planejamento.
c) Antigamente eu preferia teatro; hoje, cinema.
d) Ninguém prefere a reprovação ao elogio.
e) Prefira sempre o acordo a uma disputa incerta.

  1. Traduza o significado do verbo querer nas frases que seguem:

a) O candidato quer a presidência, mas o povo não quer o mesmo.
b) Eu quero que todos vocês saibam que lhes quero muito.

Assinale a alternativa em que a regência do verbo visar não ocorre na língua culta escrita.
a) Visávamos ao cargo de mestre.
b) Esta profissão, poucos visam a ela.
c) O cheque foi visado pelo contador.
d) O atirador visou o olho do animal.
e) Se você não visa apenas o lucro, eu também não lhe viso.