Avanços tecnológicos para melhorar a saúde

Aqui no site já falamos bastante sobre os benefícios da alimentação para o cuidado com a saúde. A chia é um dos alimentos de que falamos. Além disso, falamos dos benefícios do sono para o cuidado com a hipertensão.

PUBLICIDADE

Neste artigo, vamos abordar uma nova tecnologia para a melhora da qualidade de vida das pessoas: GRAFENO

O MATERIAL DO FUTURO

Composto derivado do grafite promete revolucionar as tecnologias médicas — e em diversas frentes Mais duro que o aço, mais leve que uma pluma e mais fino que um fio de cabelo.

Esses são alguns predicados do grafeno, matéria-prima à base de carbono que vem sendo usada com versatilidade pela indústria, da eletrônica, que já testa dispositivos flexíveis e inquebráveis, à de artigos esportivos — as raquetes do tenista sérvio Novak Djokovic, um dos melhores do mundo, são de grafeno. “A quantidade de aplicações é extraordinária.

Só é limitada pela criatividade dos cientistas”, brinca o físico Antônio Hélio de Castro Neves, diretor do Centro de Pesquisa em Grafeno da Universidade Nacional de Cingapura.

Agora é a vez de a indústria médica tirar proveito. Imagine, por exemplo, detectar um câncer de mama seis meses antes de um nódulo brotar no seio? Pois é o que pode fazer um microchip de grafeno. “Ele consegue localizar vestígios de HER2, uma proteína presente em 30% dos casos da doença”, explica a química Cecília de Carvalho Castro e Silva, do Centro de Pesquisas Avançadas em Grafeno, Nanomateriais e Nanotecnologias, o MackGraphe, em São Paulo.

O biossensor ainda não foi avaliado em humanos, mas se espera que, com os devidos ajustes, identifique sinais muito iniciais desse e de outros tumores. Além disso, o grafeno pretende aperfeiçoar próteses, pele e músculos artificiais e o tratamento de uma porção de enfermidades.

ZILHÕES DE UTILIDADES

A NOVA CAMISINHA

Um preservativo de grafeno seria mais fino que os atuais e conduziria melhor o calor que o látex — ponto para o prazer.

A VOLTA DA VISÃO

Alemães querem recuperar a vista de algumas pessoas por meio de um implante de retina feito de grafeno.

REGENERAÇÃO TOTAL

Cientistas trabalham em cima de próteses ortopédicas mais leves e duráveis, além de pele e músculos artificiais.

DOENÇA ISOLADA

Em experimento com animais, uma película de grafeno pôde isolar um tumor cerebral e matá-lo de fome.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × um =