Benefícios da chia para o controle da hipertensão

Uma das sementes mais populares nos últimos tempos é a chia. Ela é importante para manter a saúde e virou uma alternativa para quem sofre de pressão alta. Sobre a chia, pesquisa brasileira confirma que a chia tem atributos importantes para a saúde. E desvenda que seu óleo é igualmente vantajoso.

Apesar de não ter achado indícios diretos de que o cereal emagrece — um dos poderes creditados a ele —, a nutricionista Rafaela Marineli descobriu motivos tão ou mais bacanas para investir no alimento. Em sua tese de doutorado, conduzida na Faculdade de Engenharia de Alimentos da Universidade Estadual de Campinas, no interior paulista, a expert constatou que o consumo da semente e de seu óleo reverteu algumas complicações da obesidade em cobaias.

“Houve redução na resistência à ação da insulina, o que facilita o aproveitamento da glicose, e uma melhora no estado inflamatório, entre outros benefícios”, descreve Rafaela. Essas mudanças são críticas para afastar o diabete e blindar o sistema cardiovascular. “Embora tenha sido feito com animais, o trabalho nos dá subsídios para incentivar a inclusão do alimento na rotina”, completa.

O óleo, que fez sua estreia em uma experiência desse tipo, é indicadíssimo para regar saladas.

Além dessa semente que tem ajudado na alimentação regrada de pessoas com pressão alta, ter uma boa noite de sono ajuda a cuidar da saúde. Nesse aspecto, dois aparelhos têm ajudado muitas pessoas a dormir melhor.

Com 5 centímetros e 25 gramas, o Airing quer mudar o jeito de tratar o distúrbio por trás dos roncos

Criado por uma startup americana, o aparelhinho se encaixa nas narinas e joga um jato de ar constante na garganta, o que impede as interrupções na respiração típicas da apneia. “Ele se vale da nanotecnologia e de microventiladores para manter a faringe aberta de noite”, descreve a neurologista Dalva Poyares, presidente da Associação Brasileira de Medicina do Sono.

O sonho é substituir o CPAP, considerado a principal forma de controlar a doença atualmente — nesse caso, é necessário usar uma máscara para obter o mesmo efeito. “Mas ainda é preciso iniciar uma série de testes antes da aprovação do produto”, afirma Dalva. Os inventores buscam dinheiro em sites de financiamento coletivo para continuar o aprimoramento do Airing. Em três meses, a campanha já superou a meta de arrecadação em 896%!

CRAP

No método padrão-ouro, a máscara cobre o nariz e a boca e joga um fluxo de oxigênio na garganta. Apesar de ser mais confortável hoje, muita gente’ acha incômodo e até desiste de usá-la ao dormir.

AIRING

Seu objetivo é igual ao do CPAP. Inserido no nariz, ele trabalha por oito horas seguidas e deve ser descartado após o uso. A expectativa é que a unidade custe menos de 3 dólares.