Características de um texto nota 1000 no Enem

Você sabe como é avaliada a redação do Enem? Você sabe o que cada uma das competências exige de você, candidato? Neste artigo mostrarei para você quais são as cinco competências avaliadas pelo Inep na hora de corrigir sua redação. Mesmo que esteja em cima da hora para aprender isso, uma revisada é sempre muito importante antes da prova.

Entendendo as competências num texto avaliado com nota 1000

Competência 1 – Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

O candidato demonstra excelente domínio da norma padrão, não apresentando nenhum desvio gramatical leve e de convenções da escrita. Assim, o mesmo desvio não ocorre em várias partes do texto, o que revela que as exigências da norma padrão foram incorporadas aos hábitos linguísticos.

2 – Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

O candidato desenvolve muito bem o tema, explorando os seus principais aspectos. A redação contém uma argumentação consistente, revelando excelente domínio do tipo textual dissertativo-argumentativo. Isso significa que o texto está estruturado, por exemplo, com: uma introdução, em que a tese defendida é explicitada; argumentos que comprovam a tese, distribuídos em diferentes parágrafos; um parágrafo final com a proposta de intervenção funcionando como uma conclusão. Além disso, os argumentos defendidos não ficam restritos à reprodução das ideias contidas nos textos motivadores nem a questões do senso comum.

 

3 – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

O candidato seleciona, organiza e relaciona informações, fatos, opiniões e argumentos pertinentes ao tema proposto de forma consistente, configurando autoria, em defesa de seu ponto de vista. Explicita a tese, seleciona argumentos que possam comprová-la e elabora conclusão ou proposta que mantenha coerência com a opinião defendida na redação. Percebe-se também uma visível preocupação do candidato em fazer referências a aspectos da realidade, o que leva a uma argumentação mais convincente e crítica.

4 – Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

A candidata articula as partes do texto, sem inadequações na utilização dos recursos coesivos. É nítida a sequência de ideias, que vão sendo montadas de forma harmônica e gradual. Os conectivos são muito bem escolhidos, tanto no aspecto inter como intraparagrafal.

5 – Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

O candidato elabora proposta de intervenção clara e inovadora, relacionada à tese e bem articulada com a discussão desenvolvida no texto. São explicitados os meios para realizá-la. Essa qualidade é bastante impactante num texto. Ainda mais quando citam-se os serviços sociais, que precisam ser assegurados, o planejamento do Estado, assim como também as campanhas governamentais. Isso demonstra a profundidade da visão cidadã da candidata e a relevância do tema discutido.