Concurso ESA: 10 assuntos que mais caem em Português!

Os concursos do exército são sempre muito procurados em todo o Brasil. O concurso da ESA, por exemplo, além de oferecer as comodidades de uma carreira estável, oferece também a possibilidade de ingressar no Exército Brasileiro já em um cargo de liderança. Com tantos atrativos, é um concurso que atrai mais de 100 mil pessoas todos os anos para tentar uma vaga nas Forças Armadas do Brasil .

Mas como estudar para esta avaliação? Quais são os assuntos que são cobrados? Devo me empenhar em qual matéria para me destacar? Antes de mais nada, já respondemos que é imprescindível estudar todas as matérias, inclusive Língua Portuguesa. Sim, sua língua materna precisa ser estudada!

O português, cheio de regras, pode ser o vilão da sua prova, caso falte estudo. Preparamos, por isso, este artigo para te ajudar com os conteúdos de Língua Portuguesa que mais caem no ESA e algumas dicas rápidas para te ajudar a estudar.

Aprenda aqui quais os assuntos mais cobrados de Português no concurso ESA.
Estude Português para o Concurso ESA

As 10 matérias mais cobradas em Língua Portuguesa no ESA

Figuras de Linguagem

Essa matéria do ensino médio cai muito no ESA e costuma deixar dúvida na hora dos estudos. Existem 27 figuras de linguagem, no total, e é importante que o candidato conheça todas elas.

Uma forma bacana de estudar este tópico, é conceituando cada uma das figuras com uma palavra-chave, para não transformar o assunto em uma tortura da “decoreba” com conceitos e explicações enormes. Exemplo: Fig. Hipérbole = Exagero.

Concurso ESA: Fonética e Fonologia

Fonética e Fonologia, em conjunto, são os estudos dos sons da fala, dos fonemas (menor unidade das línguas naturais) e das sílabas. Vale ressaltar que nessa parte também se inclui um pouco de ortografia e acentuação, por conta da separação silábica e classificação de sílabas tônicas e átonas.

Concurso ESA: Ortografia

Talvez essa seja a parte do português que mais causa dúvidas e confusões. Sobre este tópico, é bacana estudar a grafia e a acentuação das palavras, assim como revistar normas ortográficas mais recentes, pois elas causam muita dificuldade. Além disso, estudar as diferenças dos porquês, de “a” e “há”, de “onde” e “aonde” e palavras desta natureza pode ser relevante.

Concurso ESA: Verbos

É sempre bom revisar conjugações, os modos e tempos dos verbos, que podem ser um ponto de dúvida para os concurseiros. Também é legal que estudem verbos primitivos e derivados.

Análise Sintática

Saber analisar sentenças é imprescindível para a prova do ESA. O candidato precisa conseguir reconhecer as classes de palavras dentro de um frase, precisa saber separar sujeito de predicado, identificar verbos de ação e de ligação, etc. Portanto, este é um assunto que merece bastante atenção também.

Concurso ESA: Regência verbal e nominal

Regência é um assunto que sempre é cobrado no concurso ESA e merece uma certa dedicação, porque traz bastantes detalhes. Muitos verbos, como o “agradar”, mudam de sentido de acordo com a transitividade. O mesmo acontece com alguns “nomes”, o sentido da frase é alterado segundo a regência do nome.

Exemplo:
Estou feliz por você.
Estou feliz com você.

As preposições mudaram e com elas, o sentido da frase.

>> Confira os vídeos sobre regência em nosso canal do Youtube.

Concurso ESA: Concordância verbal e nominal

As concordâncias dizem respeito ao modo como “combinamos” a conjugação verbal com o número e o modo corretos aos nomes. Por exemplo, é agramatical dizer que “eu e o João vai ao mercado” ou que “nós joga vôlei”, ou ainda, “a gente fomos no shopping”. Conhecer os verbos e suas conjugações é importante, mas é imprescindível saber como aplica-las na prática.

Existem também alguns erros de concordância nominal que cometemos no dia a dia, como o uso do “menos”, que só tem forma masculina. Esses detalhes precisam de uma atenção para não serem reproduzidos na avaliação do ESA.

Períodos: simples e composto

Neste tópico são inclusas as orações coordenadas e subordinadas, que merecem muita atenção.

Concurso ESA: Textos Variados

Nas provas do ESA, é comum que caiam questões de interpretação sobre textos de diversos tipos.

Por isso, é bom que o concorrente leia desde textos jornalísticos a quadrinhos e charges para ter um repertório maior de conhecimentos.

Literatura

Por fim, o candidato deve estudar matérias da literatura como as escolas literárias e suas características, autores e obras que fazem parte desta. Além disso, seria bacana se o concorrente tivesse conhecimentos das principais obras literárias brasileiras. Este pode ser um diferencial na hora da prova.

Dicas de como estudar Língua Portuguesa

Cada pessoa tem um jeito de estudar. Não adianta ditar a regra para você estudar só fazendo exercícios ou lendo, se você aprende melhor ouvindo. Portanto, a forma de estudo é muito pessoal e subjetiva. O que deve acontecer, sem sombra de dúvidas, é a prática constante.

É importante que o candidato do concurso ESA estude pelo menos um pouco por dia. Se 15 ou 20 minutos por dia ou o dia inteiro, vai depender da necessidade e da dificuldade de cada matéria e também da disponibilidade de horários do candidato.

Porém, mesmo que cada um tenha um jeito de estudar, existem alguns facilitadores na hora de organizar os estudos. Como por exemplo:

  • Perceber quais são suas dificuldades em determinado assunto, no caso, em Língua Portuguesa;
  • Reconhecer a forma de estudar Português que mais dê resultados para você;
  • Montar um Plano de Estudos diário e cumpri-lo.

Neste último tópico, é interessante que você, concurseiro, mantenha um arsenal de materiais e métodos. Conheça os assuntos mais cobrados, pesquise editais antigos, refaça questões de provas anteriores e anote as perguntas em que houve maior quantidade de erros para que você possa revisar esses assuntos.

Outra dica é marcar o tempo que você leva para resolver as questões. Dessa forma, você chegará para fazer o concurso tendo noção de quanto tempo vai gastar na prova de Português e controlará melhor a duração de seu exame.