Deus não está contra você

“Tu o fizeste um pouco menor do que os seres celestiais” (SI 8.5).

O complexo de inferioridade é, atualmente, um sentimento considerado comum. A causa está na grande competição que todos estamos sujeitos. Mas, se por qualquer dificuldade, obstáculo ou fracasso você se afasta de tudo e de todos e curte aquela sensação de inferioridade, isolando-se, lamentado-se, insatisfeito com o que tem e faz, cuidado! Na verdade isto é uma supervalorização pessoal.

Se esse sentimento virar hábito, você entrará na prisão da auto-compaixão e sempre procurará um culpado ou um “salvador”. Esse sentimento é você quem tem de combatê-lo, usando a condição estabelecida por Jesus: “Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas!” (2 Co 5.17). “…pois Deus é quem efetua em vocês tanto o querer quanto o realizar, de acordo com a boa vontade dele” (Fp 2.13).

Você precisa aprender a viver como uma nova criatura, se de fato entregou sua vida a Cristo. Como nova criatura deve entender o valor que Deus lhe dá e também aprender a enfrentar com equilíbrio suas dificuldades, seus limites e os fracassos que fazem parte da vida. É assim que conseguirá parar de reclamar, parar com a auto-compaixão, as exigências e a supervalorização pessoal.

 


Deus não está contra você e nem se afastou. Se o sentimento de inferioridade é o seu problema atual, você pode transformá-lo em oportunidade para se aprofundar no amor de Deus e viver nele. Deus é o Criador e foi pelo querer dele que você se tornou uma nova criatura, com capacidade de ser uma pessoa equilibrada e confiante. Esta é a vontade de Deus. Na prática, você concorda com Deus?

É bom que Ele cresça e eu diminua.