Dicas para produzir os melhores textos
É bastante comum a nota de redação ser o diferencial na aprovação ou não do candidato no vestibular, concursos ou mesmo na pontuação dele no Enem. Pensando nisso, nosso site traz vários artigos ensinando a fazer corretamente a redação e muitos outros com considerações sobre o processo de escrita e leitura de textos. Considerações sobre produção de textos
Sabemos que as interações sociais possibilitam atos comunicativos, muitos deles materializados pela escrita, nos quais interagem os indivíduos que têm um objetivo, uma mensagem e um interlocutor.
Assim, como objetivos gerais, as atividades de produção textual devem ser primeiramente oportunidades verossímeis de interlocução, capazes de desenvolver as habilidades de uso adequado da oral idade e da escrita como formas de comunicação.
Como o texto é uma unidade de ensino e é ele que favorece “atos de leitura, de produção e análise linguística”, ou seja, é o suporte para o desenvolvimento de estratégias e habilidades de leitura e de redação como bem afirmam alguns autores da área, faz parte dos objetivos específicos das atividades de produção textual produzir textos segundo algumas condições:
- Função (para quê?) – Produz-se um texto para organizar, retomar, esclarecer ou expressar ideias e também para transpor as barreiras geográficas e temporais;
- Forma (como?) – Produz-se um texto orientado por uma macroestrutura. É por meio da noção de gêneros que o aluno é capaz de apreender a macroestrutura de um texto;
- Conteúdo (sobre o quê?) – Produz-se um texto a respeito de algo. Por estarmos em situação escolar, privilegiamos temáticas relacionadas ao cotidiano do aluno. As leituras, pesquisas, entrevistas e outras atividades pré-textuais foram sugeridas para atualizar e fundamentar as informações e opiniões dos alunos, que frequentemente são gerais e estereotipadas;
- Interlocutores (a quem?) – De modo semelhante, em razão de as condições de produção estarem associadas às pedagógicas, sugerimos atividades textuais cujos interlocutores sejam dos grupos sociais nos quais o aluno interage, de esferas de circulação mais comuns, em atividades de transformação textual.
No ensino e prática do português, é muito importante a produção textual em todas as outras modalidades, segundo a concepção apresentada neste site, no contexto dos gêneros, desde os mais informais, oriundos de situações do cotidiano, até os mais complexos, frutos do movimento e avanços históricos da vida cultural e social. Procuro partir das esferas de circulação cotidiana, familiar, escolar e de tipos e gêneros orais e escritos cujo estilo e forma composicional vão desde os mais simples até os mais complexos.
Assim, proponho situações de produção de textos orais e escritos que considerem um público ouvinte ou um leitor específico, a situação de produção em que se encontram os interlocutores e as intencionalidades dos produtores. Dessa forma, as atividades de redação adquirem significado para todos.
Também é necessário lembrar que a escola deve ser, fundamentalmente, geradora de ações que promovam efetiva participação social e pleno desenvolvimento da cidadania. O protagonismo juvenil, tão bem visto em provas como o Enem, é o modo como o aluno pode deixar de ser um receptor passivo dos conhecimentos ministrados pelo professor, passando a interagir com o assunto, os colegas, o professor, tornando-se sujeito da própria aprendizagem, revelando autonomia para lidar com a construção do conhecimento e com a solução de situações-problema.
Ainda no que diz respeito às competências, citamos, no plano da leitura e da interpretação, a necessidade que você, aspirantes a uma vaga, explore e domine o código e suas convenções, os mecanismos de articulação que constituem o todo significativo e o contexto em que se insere esse todo.
É desejável também que você faça textos que facultem oportunidades para ele se colocar como protagonista na produção e recepção de textos e aplicar tecnologias da comunicação e da informação em situações relevantes.
Outras competências, não menos importantes, relativas à investigação e à compreensão são contempladas.
Em razão dos múltiplos gêneros escritos e orais, há necessidade de o aluno fazer correlações, análises e sínteses; discriminar categorias na tentativa de ordenar os saberes de forma clara e lógica visando a sua transmissão para outras pessoas, em outros tempos ou espaços; determinar a relevância de certas informações, como também identificar e avaliar as redundâncias.
Mais recentemente, tem sido também necessário considerar o conceito de hipertexto, uma vez que, por meio da adequada compreensão dele, o aluno será capaz de escolher e determinar o caminho do seu olhar, do seu trajeto de leitura. Diferentes suportes e meios deverão ser utilizados para treinar essa competência de ler de modo não linear – a tela do computador, revistas, jornais, pois esses meios utilizam fotos, legendas, boxes, mapas, tabelas e quadros com informações adicionais. De igual modo, um livro também se torna um hipertexto à medida que o aluno lê capas, orelhas, página de rosto, índice e ilustrações numa dada sequência.