Exercício de substantivo com gabarito

Exercícios de Gramática Normativa são mais comuns em provas como as de concursos públicos ou concursos militares, mas o domínio dos mecanismos da língua ajudam bastante também na produção de textos no Enem. Fazer bem a redação do Enem e não cometer deslizes de norma culta garantem os 200 pontos na Competência 1. Dito isso, veja o exercício de substantivo abaixo e confira o gabarito no vídeo.

PUBLICIDADE

Exercício com gabarito sobre substantivo

1. Singular e plural são formas gramaticais que, no substantivo, servem para indicar se algo é concebido sob a forma de uma só unidade (singular) ou de mais de uma unidade (plural).  O singular indica a unidade; o plural, a multiplicidade.

Com base nesses dados, observe o que vem a seguir.

I) Todos os torcedores ficaram de pé em sinal de reverência ao hino nacional.

II) Toda a torcida ficou de pé em sinal de reverência ao hino nacional.

Sobre os dois enunciados, é correto dizer que:

a) Ambos possuem rigorosamente o mesmo significado, sem nenhuma diferença.

b) I e II possuem significados frontalmente diferentes já que I está indicando que os torcedores são muitos e II, que são poucos.

c) Os dois enunciados contêm interpretações diferentes de um mesmo dado de realidade: I, em vez de focalizar um conjunto indiferenciado, focaliza a multiplicidade dos elementos que o compõem; II, ao contrário, engloba a multiplicidade num só bloco indistinto.

d) Apesar da semelhança de sentido, há diferença de enfoque entre os dois enunciados: I põe em destaque a unidade dentro da multiplicidade; II, ao contrário, põe em destaque a multiplicidade dentro da unidade.

e) Tanto em I quanto em II transparece a noção de pluralidade: em I, os torcedores são concebidos como um conjunto de elementos com quantidade definida; em II, a torcida é vista como um conjunto que não é possível quantificar.

Gabarito do exercício (vídeo)

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco + 2 =