Exercícios sobre período composto com gabarito

Olá, voltamos com mais um exercício de gramática voltado para o estudo das relações dentro do período composto. Como vocês sabem, essa relação pode ser por coordenação ou por subordinação. Os exercícios abaixo tratam a respeito desse assunto.

Lista de exercícios sobre período composto

1°- Observe os períodos compostos seguintes e indique os processos sintáticos pelos quais as orações se relacionam.
a) Ninguém sabe se ela vai aceitar o convite.
b) Informe aos presentes que a reunião será cancelada.
c) Vá ao banco, pague as contas e traga os comprovantes.
d) (1) Vá ao banco, (2) pague as contas (3) e prove a todos (4) que você é capaz de honrar seus compromissos.

2°- Explique as relações existentes entre os fatos expressos nos períodos compostos seguintes.
a) Ele já se mudou, porque sua casa está vazia.
b) Fique calmo, que tudo dará certo.
c) É milionário e vive pedindo fiado.
d) Muitos deputados ausentaram-se intencionalmente da votação; sua ausência deve ser visto como uma tomada de posição, pois.
e) Não fale amanhã, pois temos de tomar decisões importantes.
f) Faça bem feito ou terá de fazer de novo.

3°- Construa períodos compostos por coordenação, unindo as orações de cada um dos itens seguintes. Utilize a conjunção coordenativa apropriada e faça as alterações necessárias.
a) Aquele foi um janeiro quente e ensolarado. Não pudemos tirar férias.
b) Nesta terra de fartura há muitos pobres. Algo está errado.
c) Venha me visitar. Quero estar com você algum tempo.
d) A colheita baterá recordes. Muita gente passará fome.
e) Não conseguíamos resolver nossos problemas. Devíamos procurar novas alternativas.

4°- Pontue adequadamente os períodos seguintes.
a) O time empenhou-se, mas não conseguiu superar o adversário.
b) O álcool combustível é uma fonte renovável de energia portanto, deve ter seu uso ampliado e estimulado.
c) O álcool combustível é uma fonte renovável de energia deve ter seu uso ampliado e estimulado portanto.
d) Insistiu e acabou conseguindo o que queria. (não requer pontuação)
e) Chamo-me Ernesto ele João.
f) Encaminhei várias propostas nenhuma foi sequer analisada.
g) Tentou uma vez e insistiu e tornou a tentar e acabou conseguindo o que queria.


5°- Os períodos abaixo estão apresentados sem ordem alguma. Organize-os e indique a alternativa em que a sequência dos números recompõe adequadamente a ordem lógica em que eles deveriam ocorrer.
1. Além disso, ainda há muitos lugares onde não há leitores.
2. Nos Estados Unidos e no Canadá, por exemplo, existem disponibilidades de acesso ilimitado à internet por uma tarifa mensal, incluindo o telefone.
3. No Japão, por exemplo, todos têm de pagar 10 ienes por três minutos on-line.
4. A internet pode ter um caráter mundial, mas em cada país há especificidades econômicas sociais que podem facilitar ou limitar o acesso à rede.
5. Na maioria dos países, no entanto, o uso é cobrado por minuto.
6. Por isso, em regiões da Rússia, da África ou da América Central, o acesso à internet está fora de questão.

a) 4-2-3-5-1-6
b) 4-2-5-3-1-6
c) 2-1-6-4-3-5
d) 2-5-6-4-1-3
e) 4-6-5-3-2-1

Gabarito dos exercícios

1°- Observe os períodos compostos seguintes e indique os processos sintáticos pelos quais as orações se relacionam.
a) Ninguém sabe se ela vai aceitar o convite. R.: relação de subordinação
b) Informe aos presentes que a reunião será cancelada. R.: relação de subordinação
c) Vá ao banco, pague as contas e traga os comprovantes. R.: relação de coordenação
d) (1)Vá ao banco, (2)pague as contas (3)e prove a todos (4)que você é capaz de honrar seus compromissos. R.: relação de subordinação e de coordenação (oração complexa): 1 – assindética; 2 – assind. aditiva, coord à 1; 3 – sindética aditiva, coord. à 2 e principal à 4; 4 – subord. Subst. objetiva direta.

2°- Explique as relações existentes entre os fatos expressos nos períodos compostos seguintes.
a) Ele já se mudou, porque sua casa está vazia. R.: relação de explicação
b) Fique calmo, que tudo dará certo. R.: relação de explicação
c) É milionário e vive pedindo fiado. R.: relação de adversidade
d) Muitos deputados ausentaram-se intencionalmente da votação; sua ausência deve ser visto como uma tomada de posição, pois. R.: relação de conclusão
e) Não fale amanhã, pois temos de tomar decisões importantes. R.: relação de explicação
f) Faça bem feito ou terá de fazer de novo. R.: relação de alternância

3°- Construa períodos compostos por coordenação, unindo as orações de cada um dos itens seguintes. Utilize a conjunção coordenativa apropriada e faça as alterações necessárias.
a) Aquele foi um janeiro quente e ensolarado. Não pudemos tirar férias.
Aquele foi um janeiro quente e ensolarado mas não pudemos tirar férias.

b) Nesta terra de fartura há muitos pobres. Algo está errado.
Nesta terra de fartura há muitos pobres, algo está errado, pois.

c) Venha me visitar. Quero estar com você algum tempo.
Venha me visitar, pois quero estar com você algum tempo.

d) A colheita baterá recordes. Muita gente passará fome.
A colheita baterá recordes, porém muita gente passará fome.

e) Não conseguíamos resolver nossos problemas. Devíamos procurar novas alternativas.
Não conseguíamos resolver nossos problemas por isso devíamos procurar novas alternativas.
Obs.: para essas respostas pode haver outras possibilidades.

4°- Pontue adequadamente os períodos seguintes.
a) O time empenhou-se, mas não conseguiu superar o adversário. (vírgula optativa)

b) O álcool combustível é uma fonte renovável de energia; portanto, deve ter seu uso ampliado e estimulado.

c) O álcool combustível é uma fonte renovável de energia, deve ter seu uso ampliado e estimulado, portanto.

d) Insistiu e acabou conseguindo o que queria. (não requer pontuação)

e) Chamo-me Ernesto, ele, João.

f) Encaminhei várias propostas, nenhuma foi sequer analisada.

g) Tentou uma vez, e insistiu, e tornou a tentar e acabou conseguindo o que queria.

5°- Os períodos abaixo estão apresentados sem ordem alguma. Organize-os e indique a alternativa em que a sequência dos números recompõe adequadamente a ordem lógica em que eles deveriam ocorrer.
1. Além disso, ainda há muitos lugares onde não há leitores.
2. Nos Estados Unidos e no Canadá, por exemplo, existem disponibilidades de acesso ilimitado à internet por uma tarifa mensal, incluindo o telefone.
3. No Japão, por exemplo, todos têm de pagar 10 ienes por três minutos on-line.
4. A internet pode ter um caráter mundial, mas em cada país há especificidades econômicas sociais que podem facilitar ou limitar o acesso à rede.
5. Na maioria dos países, no entanto, o uso é cobrado por minuto.
6. Por isso, em regiões da Rússia, da África ou da América Central, o acesso à internet está fora de questão.

a) 4-2-3-5-1-6
X b) 4-2-5-3-1-6
c) 2-1-6-4-3-5
d) 2-5-6-4-1-3
e) 4-6-5-3-2-1