ORAÇÃO DO DIA ➜ Fotografia

“…como um cordeiro foi levado para o matadouro…” (Is 53.7).

Quem já foi a uma exposição de fotografias, preparada por profissionais, deve ter ficado impressionado. As técnicas utilizadas, efeitos de sombra e luz, escolha dos melhores ângulos, revelam toda sensibilidade e capacidade técnica destes artistas.

No Velho Testamento não havia máquina fotográfica. Mas, é como se existisse! A fidelidade dos textos apresentando a mensagem, era como se o público estivesse em uma exposição visual. Isaías, exemplo, descrevendo o Messias, é como uma sequência fotográfica, apresentada quadro a quadro. Impressiona a riqueza de detalhes, a precisão das informações e as figuras de linguagem.

Jesus é apresentado como o Servo do Senhor e Seu sofrimento. Seria o título da exposição. As primeiras cenas descrevem alguém de aparência feia, bem ao contrário das telas que O apresentam cheio de beleza. A figura é de alguém desprezado, humilhado e só. Sua expressão mostra alguém que sofreu demasiado, tendo o rosto desfigurado. Seu corpo apresenta as marcas de quem caiu nas mãos do Deus vivo; que fez dele, um verdadeiro “saco de pancadas” para pagar pelos pecados de toda a humanidade. Mesmo diante de tamanho sofrimento, ele não reagiu nem abriu a boca para reclamar. Ficou mudo diante daqueles que o matavam. Seguiu para a morte como a ovelha segue para o matadouro, Se deixou imolar e seu corpo foi pendurado numa cruz.

O último quadro desta exposição O apresenta como um vitorioso. Ele está vivo! A aparência é completamente diferente. Ele já não é mais servo, mas Rei. Seu rosto não é triste, mas alegre ao ver o resultado de seu trabalho.

Que sentimento estas cenas despertam em você? Indiferença? Pena? Gratidão?

Jesus é a revelação do amor de Deus, realizada com toda perfeição.