→ Não importa o seu passado

Leitura Bíblica: Números 9.1-14

Vocês foram redimidos da sua maneira vazia de viver… pelo precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro sem mancha e sem defeito (1Pe 1.18-19).

Já fazia um ano que o povo judeu estava andando no deserto depois I de sair do Egito. Era preciso ajudá-los a lembrar o que Deus tinha feito por eles no passado. Assim, o Senhor ordena-os que celebrem de novo a Páscoa, a festa que tinha marcado a despedida deles da longa e penosa escravidão egípcia. Isso significava sacrificar um cordeiro, que seria totalmente consumido numa refeição com pães sem fermento e ervas amargas.

Mas então surge uma dificuldade: alguns homens não estavam cerimonialmente puros e não poderiam participar da festa. E agora? Será que haveria uma solução para este problema? Quando Moisés consulta Deus a respeito deste assunto, o Senhor demonstra sua enorme misericórdia e permite-lhes participar. Na verdade, ele amplia ainda mais o grupo, autorizando também os estrangeiros a celebrar.

Mas também é importante notar que, apesar de as portas estarem abertas a quem quisesse fazer parte da festa, a displicência não seria tolerada. Se era para participar, que fosse de todo coração e com todo respeito ao Senhor.

Na véspera da morte de Jesus, encontramos o Mestre celebrando essa Páscoa com seus seguidores. Mas agora ele se apresentava como o Cordeiro, aquele que seria sacrificado para libertar o ser humano de sua vida vazia sem Deus (veja o verso em destaque).

E, para demonstrar que isso não valia apenas para os judeus, o planejamento perfeito de Deus reuniu judeus e estrangeiros diante da cruz para testemunhar que este era, de fato, o Filho de Deus.


Cristo veio para os estrangeiros e para os judeus. Todos podem ser salvos. Mas, assim como para os judeus do Antigo Testamento havia regras a seguir, também hoje há uma regra irrevogável: é preciso se arrepender da vida distante de Deus e crer que a morte de Jesus é suficiente para restabelecer nossa ligação com o Senhor.

O convite de Deus para confiar nele vale para todas as pessoas, não importa o seu passado ou origem.