Não se assuste

Leitura: 1 Pedro 4.12-19

“Amados, não se surpreendam com o fogo que surge entre vocês para os provar…” (1 Pe4.12).

Dois meninos brincavam no quintal da casa, no interior de São Paulo. Havia espaço para brincar além da plantação de diversas frutas. Em uma das divisas do terreno, o vizinho construíra uma casa de madeira. A parede da casa funcionava como cerca. Junto a ela, estava plantado um pé de cana, com bastante palha seca. Junto às palhas, um formigueiro. Surgiu, então, um plano para matar as formigas: colocar fogo nas palhas. Quando perceberam a extensão das chamas, pediram socorro para apagar o incêndio. Rápida intervenção dos pais, evitou tragédia maior.

A mesma figura do fogo o apóstolo Pedro usou para descrever o que estava acontecendo. Os cristãos da Dispersão estavam espalhados por diversos lugares. Viviam em uma sociedade pagã e hostil. Por isto, eram desprezados e injuriados. Mais tarde, esta perseguição foi física, com o aprisiona-mento de muitos deles. Todavia, na percepção de Pedro, não deveriam ficar surpresos com esta situação. Tudo deveria ser encarado como prova espiritual.

Quem se torna cristão, não pode esperar outra atitude da sociedade que desconhece a Deus. Sem dúvida, serão perseguidos de diversas formas, sofrerão na alma e até mesmo no corpo. A promessa, porém, é que se rejubilarão pela proteção e vitória concedida pelo Senhor. Todavia, o sofrimento só faz sentido se ocorrer por causa da fé em Jesus.

Quem se entrega aos seus próprios pecados, e sofre por causa deles, nada tem a reclamar. O Espírito de Deus socorre quem se identifica com Jesus, inclusive em seus sofrimentos. O cristão nunca está só. Pode contar com o apoio do Pai.

O sofrimento só produz alegria quando ocorre por causa da fé em Jesus.