O Desafio

Leitura: Jó 1.6-12

“Pois bem, tudo que ele possui está nas suas mãos; apenas não toque nele” (Jó 1.12).

Minha vida está nas mãos de Deus” — um clichê cristão, Mas, como reagir se descobrisse que, momentaneamente, sua vida está nas mãos de Satanás?

Essa foi a história de Jó, homem rico, bem-sucedido e temente a Deus. Tão sério em sua vida espiritual que Deus testemunhava dele, chamando-o de íntegro, único, irrepreensível. Satanás argumentou que Jó era assim porque Deus o havia abençoado, fazendo-o prosperar, e se isto não tivesse acontecido estaria amaldiçoando a Deus, Então, o Senhor aceitou o desafio e entregou a vida de Jó nas mãos de Satanás, exceto sua existência. Satanás foi e destruiu a vida financeira, familiar e social de Jó.

Uma doença de aparência repugnante cobriu seu corpo. Ficou sozinho, tentando entender o que estava acontecendo, sem saber que sua vida se transformara em batalha espiritual entre o Senhor e Satanás. Seus amigos argumentaram, com uma teologia extremamente prática, que isto lhe acontecera pelos pecados ocultos. Jó, porém, sabia que nada escondera diante de Deus.

A verdade é que, mesmo os filhos de Deus, podem passar por crises em todas as áreas. A ideia teológica de que riqueza é sempre sinal de bênção e a desgraça evidência de pecado, não é verdadeira. Mesmo sem entender tamanha mudança em sua vida “em tudo isso não pecou Jó com os seus lábios” (Jó 2.10). O sofrimento foi intenso, mas a confiança de Jó em Deus, não esmoreceu, Não sabia explicar, mas podia confiar. O desafio terminou com Deus devolvendo a Jó tudo que possuía. Jó passou no teste, sendo aprovado por Deus.

Devemos amar a Deus pelo que Ele é e não pelo que Ele pode nos dar.