O que é vida? – Passar No Enem
Essa é, talvez, uma das perguntas mais antigas e difíceis já feitas, e para a qual são apresentadas, a seguir, algumas definições:
Vida é algo que metaboliza, isto é, usa os materiais de seu ambiente para se construir, fabricando, além disso, cópias de si mesmo.
François Jacob Instituto Pasteur, Paris, França.
Penso que vida é um sistema capaz de evoluir, de gerar o que for necessário para lograr esse fim, fundamental para a diversidade e complexidade maiores.Mas hipoteticamente é possível imaginar sistemas de computadores evoluindo, ou outras coisas, além de compostos de carbono.
Joshua Lederberg Universidade Rockefeller, Nova York, EUA.
A vida é um sistema informático que se reproduz e leva à diversidade. É a reprodução suficientemente fiel da informação para memorizar o que se acumulou durante a evolução e a reprodução suficientemente infiel para que haja mudanças, aumentando a diversidade.
Miroslav Radman Instituto Jacques Monod, Paris, França.
O físico austríaco Erwin Schrõdinger sugeriu que uma propriedade que define um sistema vivo é que ele se autoconstrói contra a tendência da natureza, na direção da desordem, ou da entropia.
Já o químico Gerald Joyce define que a vida é um “sistema químico autossustentável, capaz de ser submetido a uma evolução darwiniana”.
Por outro lado, a “definição cibernética” de Bernard Korzeniewski diz que a vida é uma rede de mecanismos de feedbacks.
Note que as definições são complexas e diversas, mas há alguns detalhes em comum: a capacidade de reprodução (“produção de cópias”) e a capacidade de adaptação ao meio graças à variabilidade, componente fundamental para a evolução orgânica.
Como definir a vida é um tarefa complicada, os organismos vivos são reconhecidos pelas suas características particulares.
As principais dessas características, provavelmente, são a habilidade de se reproduzir utilizando informações próprias (genéticas) e a capacidade de transformar a matéria, existente no meio, em energia.