Prova do livro “Ataque do Comando P. Q.”

Hoje disponibilizo para vocês a prova que elaborei sobre o livro “Ataque do Comando P. Q.” Para quem não conhece, abaixo disponibilizo o resumo do livro e, em seguida, uma prova de interpretação do livro que pode ajudar os jovens a gostar mais dos livros clássicos da nossa literatura

Resumo do livro Ataque ao comando PQ

O livro começa quando o prefeito da cidade onde caco vive liga para ele pedindo para ele ver o que esta acontecendo com os computadores da prefeitura(caco entendia muito de informática e seu pai tinha uma loja de informática),chegando lá, caco vê que tinha sido obra de um hacker que tinha botado palavras em outra língua,caco achou estranho e ficou cismado , destruiu o vírus mas imprimiu as imagens que estavam no computador. Saindo da prefeitura um jornalista liga para caco pedindo pra ele dizer as informações do vírus que tinha assolado os computadores da prefeitura, Caco diz que não foi nada e desliga o telefone.
Caco vai para o bar do Tinhoso e começa a conversa com seu amigo Coruja sobre as mensagens deixadas nos computadores da prefeitura.
No dia seguinte Caco é acordado por um telefone do prefeito ,dessa vez tinha formigas saúvas andando nos computadores ele viu que em uma tinha o nome comando P.Q, ele fica cismado com isso banca um de detetive e vê o nome de todas as pessoas que começam com P e sobrenome Q,ele encontra um sujeito chamado Paulo Quadros,ele decidi ir lá na casa dele toca a campainha e quem atende é a filha de Paulo Quadros, Beatriz. Ele começa a falar com ela e a convida para sair,fica perdidamente apaixonado mas continua suas investigações e Beatriz percebe e vai embora.
Caco fica arrasado e seu professor Roberto percebe e fala com ele, Caco conta a história para ele e o professor pede as folhas que contem as mensagens e fala para Caco ler o livro TRISTE FIM DE POLICARPO QUARESMA. Caco lê o livro e percebe que o hacker esta seguindo o livro, principalmente depois que o hacker faz seu próximo ataque na prisão conferindo com o livro, onde Policarpo Quaresma é preso.
Caco vai outra vez falar com Paulo Quadro e pedir desculpa a ele e a Beatriz,chegando lá descobre que o hacker pode ser Camillo Terra.Chegando lá
eles descobrem várias pistas e que o hacker era na verdade o filho de Camillo Terra, Afonso.
Mas descobrem que Afonso não é mal e só fez o que fez por querer vingar seu pai. Caco decidi falar para o prefeito quem é hacker confiante que ele iria perdoar Afonso, mas viu que era um engano, o prefeito acusa Afonso por crime. Afonso leva uma pena leve de 1 ano ensinando informática para pessoa carentes, o prefeito Ildefonso é preso por corrupção, e Paulo Quadros vira o novo prefeito do cidade onde Caco mora. Caco começa a namora com Beatriz.

Prova do Livro

1. Utilizando os nomes que aparecem abaixo, preencha as lacunas dos textos.

[hospício – Sítio do Sossego – Ilha das Enxadas – Arsenal da Guerra – palácio do governo – Santa Teresa – Rio de Janeiro]

PUBLICIDADE

a. Escreva os nomes dos locais onde se passam a primeira e a segunda partes da história do Major Quaresma:

“Policarpo Quaresma morava no _____ __________, capital da velha República, e trabalhava no  ___________.

Porque escreveu um ofício em tupi-guarani foi considerado louco e internado num __________. Depois que saiu de lá, foi morar no ______________________. Quando soube da revolta da Marinha contra o governo de Floriano Peixoto, mandou um telegrama determinado ao presidente: “Peço energia. Sigo já.”.

b. Escreva os nomes dos locais onde se passam os acontecimentos contados pelo professor Roberto: “Apresentando-se ao presidente marechal Floriano Peixoto no_____________________, Quaresma é nomeado comandante de uma das tropas governamentais. Ao fim da revolta, é designado carcereiro do presídio da ______

______________. Mas acaba preso e condenado à morte por defender os presidiários. Ao final da história, Olga sai andando pelo bairro carioca de _____________________ com a esperança de que um dia a realidade política e social brasileira pudesse mudar.

PUBLICIDADE

2. Muitos personagens compartilharam com o Major Quaresma suas venturas e desventuras. Vamos tentar identificá-los, relacionando seus nomes com a sua caracterização:

(1) Bustamante

(2) Ismênia

(3) Olga

(4) Ricardo Coração dos Outros

PUBLICIDADE

(     )  amigo de Policarpo Quaresma que toca modinha no violão

(     ) afilhada de Policarpo Quaresma que vai visitá-lo no sítio e, no final, tenta salvá-lo da morte

(     ) homem que dá o posto de major a Policarpo Quaresma

(     ) moça que enlouquece e morre, vestida de noiva

3. Por causa de suas ideias, Policarpo Quaresma foi ridicularizado e hostilizado pelas pessoas. E seus atos quase sempre se reverteram contra ele. Nos itens abaixo escreva sobre as consequências que suas atitudes provocaram.

PUBLICIDADE

a. Quando Quaresma propôs que o Congresso Nacional decretasse o tupi-guarani língua oficial do país.

b. Quando ele se negou a tomar partido de um chefe político de Curuzu.

c. Quando protestou contra as injustiças que ocorriam no presídio.

4. A certa altura da história, Coruja comenta:

“Peraí: o Policarpo queria que todo mundo começasse a falar e a escrever tupi-guarani? Então o cara era meio maluco!”. Você concorda com Coruja e com aqueles que na história de Lima Barreto ridicularizaram e hostilizaram Policarpo Quares­ma? Escreva sobre o que você acha a respeito das atitudes do Major Quaresma.

5. A obra de Lima Barreto é, antes de tudo, uma denúncia dos problemas sociais, políticos e econômicos da sua época, o começo do século XX.

A seguir relacionamos algumas afirmações que ilustram esta postura crítica de Lima Barreto: Assinale ( F ) para as falsas e ( V ) para as verdadeiras, de acordo com o enredo de Triste fim de Policarpo Quaresma, contado por Moacyr Scliar.

a. (   ) Policarpo Quaresma propôs a adoção do tupi como língua oficial do povo brasileiro porque naquele tempo havia muitos analfabetos no Brasil.

b. (    ) Ismênia, abandonada pelo noivo, enlouqueceu e se suicidou pois, naquela época, era considerado quase uma desonra as moças permanecerem solteiras.

c. (    ) Policarpo Quaresma foi preso na Ilha das Enxadas porque se recusou a capinar e limpar a estrada em frente ao Sítio do Sossego.

d. (    ) Quando visitou o Major Quaresma no Sítio do Sossego, Olga ficou impressionada com a má distribuição das terras.

e. (   ) Policarpo Quaresma recebe o posto de major em reconhecimento aos serviços prestados ao governo do presidente Floriano na revolta da Marinha.

6. Será que é possível encontrar alguma semelhança entre o escritor e seu personagem? Vamos conferir? Assinale com PQ a caracterização de Policarpo Quaresma, e com LB, a do escritor Lima Barreto.

a. (    ) Funcionário público na Secretaria de Guerra, dedicava-se a escrever textos que eram publicados em jor-nais e livros. Vinha de uma família pobre e era mulato. Foi internado no hospício e morreu sem ter seu talento reconhecido.

b. (    ) Funcionário público no Arsenal da Guerra, dedicava-se à leitura de textos de autores brasileiros e sobre a cultura do país. Apreciava a modinha e o idioma tupi-guarani. Foi internado no hospício e morreu sem ter suas ideias reconhecidas.

7. Vamos agora recordar a trama de Ataque do Comando P. Q. Enumere os acontecimentos abaixo de acordo com a ordem em que ocorreram:

(    ) Caco descobre que existe um sítio chamado Sossego, cujo dono é um homem chamado Camilo Terra.

(    ) Nas telas dos computadores aparecem enormes formigas; numa delas está escrito: Comando P. Q.

(    ) A população de Curuzu se organiza e contrata um advogado para defender Afonso Henriques.

(    ) Caco começa a reconhecer, em todos os ataques do hacker, passagens do livro Triste fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto.

(    ) Nas telas dos computadores da prefeitura aparece uma mensagem ininteligível, numa língua desconhecida.

(    ) Paulo Quadros elege-se prefeito e constrói o Centro Cultural, na frente do qual manda erigir uma estátua de Policarpo Quaresma.

(    ) Caco começa a ler o livro de Lima Barreto e descobre que Policarpo Quaresma, assim como o prefeito, foi atacado por formigas.

(    ) Camilo Terra conta a sua história, e os meninos ficam conhecendo melhor o prefeito. Afonso Henriques, o filho de Camilo Terra, confessa ser o hacker.

(    ) Caco e seu amigo Coruja vão à casa de Paulo Quadros, achando que ele fosse o hacker que estava sabotando os computadores da prefeitura.

8. Você é capaz de reconhecer alguns personagens de Ataque do Comando P. Q. por meio de suas falas? Então, leia com atenção os trechos transcritos a seguir e identifique o autor de cada um deles:

a. “É. Um hacker, como a gente chama. Os hackers são pessoas que propositadamente quebram a segurança de redes ou pirateiam programas.”

b. “Bem, nós somos novos na cidade. Estamos aqui há um ano e pouco. Meu pai é engenheiro eletrônico, veio aqui para abrir uma nova empresa.”

c. “Mas não se preocupe: se o Paulo Quadros for mesmo o P.Q., tudo o que você tem a fazer é dizer para o cara acabar com essa brincadeira.”

d. “Porque eu não sou de Curuzu. Sou do Rio de Janeiro. Eu era recém-casado, tinha um filho de seis anos, e estava desempregado.”

e. “Estou aqui há uns três anos, desde que minha mãe morreu, mas nunca vou à cidade. Estudo perto daqui, na Faculdade de Informática de Santa Cruz.”

f. “Pois é: esse tal de Lima Barreto não passava de um subversivo. E prejudicou muito o nosso município. 0 pessoal aqui me leu a descrição que ele fez dos políticos de nossa terra. Fiquei chateado.”

9. Vamos lembrar o nome de cinco personagens que vivem na Curuzu de hoje? A partir das informações relacionadas abai­xo, nomeie-os:

a. Nome da funcionária da prefeitura.

b. Nome de batismo de Coruja, o amigo de Caco.

c.  Nome do advogado de Afonso Henriques.

d. Primeiro e segundo nomes de Caco.

10. Como os políticos da antiga Curuzu, o prefeito Ildefonso é um político sem princípios éticos. Assinale as alternativas que justificam essa afirmação:

a. (    ) fanático por computação, considera-se um adepto da modernização tecnológica

b. (    ) não manda dona Rita embora porque ela tem estabilidade e ele não tem provas contra a conduta dela

c. (    ) constrói sua casa com dinheiro da prefeitura

d. (    ) mantém uma “caixinha” para financiar suas eleições

e. (    ) não tem grande interesse por cultura

f. (    ) quebrando sua promessa a Caco, divulga o nome do hacker

14 Comentários


  1. Boa tarde,
    Gostaria de saber as respostas. Será que você poderia me enviar.

    Agradeço desde já,
    Thereza

    Responder

  2. Gostaria de saber as respostas,pois tenho prova amanhã, e esse gabarito me ajudaria bastante.

    Responder

  3. gostaria de saber a resposta do gabarito,voce poderia me enviar?

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

oito + 2 =