Resultado do Enem para Treineiros e Autoavaliação




Resultado do Enem para treineiros: O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é aplicado uma vez por ano, em municípios de todas as unidades federativas do Brasil. A maioria dos participantes buscam vagas em processos seletivos do MEC (Ministério da Educação), que garantem o acesso ao ensino superior. Entretanto, estudantes que ainda não estão no último ano do ensino médio também podem participar do Exame, com objetivo exclusivo de autoavaliação de conhecimentos.

O processo de inscrição para o Enem é basicamente o mesmo para aqueles que desejam concorrer a vagas nos processos seletivos do MEC (Sisu, ProUni, Fies, Sisutec) e para os treineiros, que é o nome dado aos participantes que fazem as provas com objetivo exclusivo de se adaptar ao Exame.

Como é feita a inscrição do Enem para treineiros?

As inscrições do Enem para treineiros são realizadas exclusivamente via internet, no portal do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), acessível no endereço eletrônico http://enem.inep.gov.br/. O período de inscrições é o mesmo daquele destinado aos registros normais. Por isso, os candidatos precisam ficar atentos à divulgação do edital com o cronograma oficial. Durante o registro, basta o candidato informar, no espaço destinado para tal finalidade, a intenção de participar do Exame como treineiro.

Resultado do Enem para Treineiros e Autoavaliação
Resultado do Enem para Treineiros e Autoavaliação

O Inep é uma autarquia do Governo Federal, vinculada ao Ministério da Educação, responsável por organizar o Exame Nacional do Ensino Médio. O Instituto alerta que os candidatos são os únicos responsáveis por prestar informações verdadeiras e fidedignas durante as inscrições, sob pena de investigação e cancelamento das mesmas.


Conforme estabelece o edital do Enem, elaborado pelo Inep, os estudantes que optam por realizar as provas como treineiros podem usar seus resultados exclusivamente para fins de autoavaliação dos conhecimentos. Enquadram nesta modalidade os candidatos menores de 18 anos que concluem o ensino médio após o ano de aplicação das provas.

Como consultar o resultado do Enem para treineiros?

A consulta ao resultado do Enem para treineiros é disponibilizada apenas 60 dias após a divulgação dos resultados daqueles que fazem o Exame em sua forma convencional. Em ambos os casos, a consulta é feita via internet, na página do Inep. No site, o candidato precisa clicar no link “Página do Participante” para, a partir de então, ser direcionado à página de acesso às notas.

No acesso, é necessário informar o número do CPF (Cadastro de Pessoa Física) e a senha do Enem. Quem não se lembrar da chave secreta poderá recuperá-la com facilidade clicando na opção “Esqueci minha senha”, disponível no canto inferior esquerdo da própria página.

Para recuperar a senha do Enem, o candidato precisa informar novamente o seu número de CPF e a data de nascimento. A partir de então, será necessário escolher o modo em que deseja receber a nova senha. Existem duas opções disponíveis: via SMS (mensagem de texto no celular) e e-mail. O sistema buscará p número do celular e o endereço de e-mail cadastrados pelo usuário no momento de inscrição.

Todos que conseguirem acessar a página de resultado do Enem verão as notas separadas em cinco partes: Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; e Redação.

A única que possui valores máximos e mínimos pré-estabelecidos é a prova de redação do Enem, que varia de 0 a 1000 pontos. As demais áreas de conhecimento são avaliadas pela TRI (Teoria de Resposta ao Item), que corrige as provas objetivas de uma maneira um pouco diferente da convencional, adotada na maioria dos vestibulares.

A TRI não avalia apenas o número de acertos e erros do candidato. O principal objetivo da Teoria é analisar a qualidade das respostas. Assim, é comum estudantes com o mesmo número de acertos apresentarem notas diferentes. Tudo isso porque, em sua correção, a TRI tenta penalizar aqueles participantes que praticam os chamados “chutes”.

Na análise feita pela Teoria de Resposta ao Item, são dados pesos diferentes às questões de nível fácil, médio e difícil. Os estudantes que acertam em sua maioria questões fáceis e médias, apresentam uma lógica nas respostas e tendem a ter bom aproveitamento. Por sua vez, aqueles que acertam mais questões difíceis e médias, errando as fáceis, são penalizados, pois é certo que chutaram a maioria das respostas.