Sonhar com sexo é errado? Veja o que significa o sonho erótico

A história se repete: ao acordar de um sonho erótico, a pessoa corre para buscar o significado na internet… A má notícia é: não há como interpretar e entender os significados do sonho com sexo através da internet.  Sabemos que os sonhos bizarros, curiosos, quentes, e até repulsivos envolvendo sexo despertam curiosidade. Mas para entender o significado deles será preciso mais do que uma simples busca na web. Embora não tenhamos a resposta pronta, temos alguns caminhos que poderão ajudar a entender melhor os motivos de um determinado sonho que aparece, e muitas vezes se repete.

 

Por que sonhamos que estamos transando?

Se por acaso você já acordou em pânico ao sonhar que estava fazendo sexo com alguém que jamais transaria como um familiar, chefe, ou amigo… Calma! Não significa que você tenha desejos inconscientes ou tesão reprimido pela pessoa.

O que acontece é que não necessariamente tem a ver com querer se relacionar sexualmente com o objeto do sonho, mas com um conteúdo que está incômodo e ruim em relação à essa pessoa. Por exemplo, você está em um conflito com seu chefe, e acaba sonhando que estão tendo relação. Isso pode significar apenas que você está vivendo uma disputa com ele ou envolvendo ele.

Por trás do inconsciente

A primeira coisa a se saber sobre sonhos sexuais é que eles não necessariamente têm conotação erótica ou mostram desejo reprimido. Eles abarcam questões individuais que tem a ver com o cotidiano único de cada ser.

“Ao sonharmos, o inconsciente se manifesta de maneira distorcida. Em um sonho, podemos acabar trazendo personagens e situações que seriam insuportáveis para o consciente. Por isso, muitas vezes acordamos no meio de um pesadelo. Isso é a consciência brecando, pois seria insuportável até mesmo sonhar com algumas situações”.

Sonhos recorrentes

Sabe aquele sonho que se repete? Sempre o mesmo personagem no mesmo ato no sonho, ou sonho com sexo com personagens diferentes? Apesar da questão ser individual, é preciso entender o que aquelas situações representam em sua vida.

A especialista exemplifica: “Sonha sempre que está transando com a mesma pessoa que você não sente atração? Pode ser que você tenha alguma questão mal resolvida com aquela pessoa, que não necessariamente seja sobre envolvimento erótico”.

Interpretando

Para poder entender os sonhos, é preciso saber o papel de cada pessoa em sua vida e compreender minimamente como a existência dos envolvidos te afetam. O caminho é a terapia e o autoconhecimento. Só quem se conhece consegue fazer as ligações entre a aparição de alguns elementos no sonho e interpretar isso à sua realidade.

Por isso, não há como uma resposta genérica da internet explicar o que pode ser seu sonho com sexo.

É pecado ter um sonho sexual?

Os sonhos são aventuras fascinantes da mente que ocorrem enquanto dormimos. Na Bíblia, os sonhos tinham grande significado e às vezes eram usados por Deus para revelar a verdade às pessoas (Gênesis 40:8; Daniel 7:1; Mateus 2:19). A Bíblia se refere a sonhos e visões de forma intercambiável, e muitas vezes as próprias pessoas não tinham certeza se estavam vivendo na realidade ou em um sonho (veja Atos 12:9). No entanto, a maioria dos sonhos não são inspirados por Deus e podem até envolver pecados e horrores de todos os tipos. É errado sonhar com o pecado? É pecado sonhar com coisas sexuais?

Especialistas em sono podem nos dar detalhes físicos sobre nossos cérebros quando sonhamos, mas não há um consenso confiável sobre por que sonhamos do jeito que sonhamos ou o que desencadeia certos assuntos. Os sonhos são a maneira do cérebro de processar dados e eventos, mas muitas vezes o faz de maneiras aleatórias e ridículas. Cenas, pessoas, cores e emoções parecem se unir arbitrariamente para formar histórias detalhadas que fazem pouco sentido ao acordar. Algumas dessas histórias envolvem atos sexuais que o sonhador jamais praticaria acordado. Esses tipos de sonhos podem trazer sentimentos de culpa e vergonha, mesmo que nenhuma ação tenha sido tomada.

Embora seja verdade que tendemos a sonhar mais com as coisas que ocupam nossas mentes despertas, isso não é um fato absoluto. Qualquer um que já sonhou em fazer algo que considera moralmente repulsivo entende isso. Alguém que sonha em ver seu professor da terceira série jogar tênis com um sagui não precisa ser internado em uma unidade psiquiátrica. Foi apenas um sonho estranho. Da mesma forma, um homem se esforçando para viver puramente, mas sonha em fazer sexo com uma série de mulheres, nenhuma das quais é sua esposa, não precisa se arrepender. Nem uma mulher que tem sonhos sexuais precisa se arrepender das ações tomadas nesses sonhos. Foi apenas um sonho estranho.

No entanto, se esses sonhos sexuais foram produtos de pensamentos lascivos durante o dia, então o arrependimento pode estar em ordem. Se os sonhos sexuais se tornam agradáveis e procurados, então é hora de revisitar as palavras de Jesus sobre a luxúria (Mateus 5:28). Ao acordarmos, se nos sentimos mal com o que estávamos sonhando, então é sempre apropriado pedir perdão a Deus e que Ele purifique os nossos pensamentos. Orar o Salmo 19:14 ao acordar pode apagar sentimentos de culpa e também reajustar o nosso pensamento para que não continuemos a insistir em pensamentos e imagens sexualmente pecaminosos.

Os sonhos também podem refletir necessidades e anseios não atendidos, ou mesmo experiências passadas; portanto, se surgir um padrão, pode ser um sinal de que há uma área que precisamos abordar com o Senhor. Se os sonhos persistirem, pode ser útil conversar também com um conselheiro cristão. Não estamos escondendo nada de Deus; Ele sabe sobre os sonhos (Salmo 139:2; 1 Crônicas 29:17). Portanto, ser honesto sobre nossas necessidades e desejos e pedir a Ele que os atenda de maneira justa pode transformar até mesmo os sonhos sexuais em avenidas de crescimento e entrega espiritual.