Modelo de dissertação nota 10

Muitas vezes, quando o aluno está se preparando para fazer o vestibular, ainda que ele assista às aulas de redação no Ensino Médio ou mesmo no Cursinho, sempre são buscadas dicas e até mesmo um modelo de dissertação nota 10. Pior que isso é que muitos professores dão muitos exemplos, mas o aluno continua olhando para aquilo como se fosse algo muito abstrato. Por este motivo é que trazemos um modelo de texto dissertativo nota 10.  O texto abaixo é um exemplo de um bom texto argumentativo, leia atentamente, prestando atenção às partes de que ele é composto. para este exemplo, usaremos um editorial da Folha de São Paulo.

Apresentação e contextualização do assunto

Não se pode negar que a decisão a que chegaram os juizes de Menores de dezessete municípios do Vale do Paraíba, proibindo a venda de cigarros a menores de 18 anos, tenha sido tomada com a melhor das intenções. Os magistrados que assinaram provimento nesse sentido o fizeram com o objetivo de proteger a saúde da juventude contra um hábito cujos efeitos perniciosos serão tanto ma:s graves quanto mais cedo tenha sido adquirido.

Ponto de vista, tese defendida

Se o motivo é justo, e a intenção louvável, a medida é certamente irrealista.

Argumento 1

Não haverá necessidade de muito esforço imaginativo para burlar a determinação, principalmente por estar dirigida a uma faixa etária que, em sua natural necessidade de auto-afirrna-ção, não perde ocasião para rebelar-se contra a autoridade. E é este, aliás, um dos motivos que levam o adolescente a experimentar o primeiro cigarro, falsamente convencido de que, com tal gesto, está pondo em xeque instituições e valores considerados tradicionais e obsoletos.

Argumento 2

Não se pode ignorar, por outro lado, o poder persuasivo dos meios de divulgação, e especialmente a TV, a que os jovens estão expostos. Numa fase de desenvolvimento da personalidade marcada por uma difícil e angustiosa construção da própria identidade, o jovem é particularmente sensível a apelos cujos conteúdos -justamente pelo grau de ilusão que encerram – são os mais atrativos.

Desenvolvendo o argumento 1

É o caso da sofisticada e insistente publicidade em torno do cigarro feita na televisão. Associado ao lazer, a profissões e atividades socialmente reconhecidas como símbolos de status e – contraditoriamente – ao esporte; desfrutado por personagens jovens, dinâmicos e cheios de vida; suporte de valores relacionados com projetos de ascensão social, o cigarro é apresentado ou como a chave para ingressar nesse mundo mágico e exclusivo, ou como a marca distintiva dos que dele fazem parte.

Desenvolvendo o argumento 2

Não resta a menor dúvida de que a irrealidade de tais apelos não resiste a mais elementar análise. Não é à razão, contudo, que se dirigem, pois seu poder evocativo reside justamente na relação imaginária que estabelecem com o telespectador, convencendo antes pelo clima especial que produzem do que por meio de argumentações.

Conclusão

Nesse sentido, qualquer medida contra o tabagismo, para ser eficaz, deve levar em consideração as determinações tanto psicológicas como sociais vinculadas ao hábito de fumar, visando antes às motivações que ao vício em si. É por essa razão que a simples proibição da venda de cigarros a menores de 18 anos seguramente não atingirá os objetivos que a motivaram. A decisão dos magistrados, no entanto, tem o mérito de chamar atenção para o problema.

Conclusão

O tabagismo, tanto pelos riscos que representa para a saúde da população, como pela complexidade dos fatores que o determinam, não pode ser encarado com gestos apenas bem-intencionados. Só será eficazmente combatido na medida em que o Juizado de Menores, as instituições médicas e pedagógicas, os meios de divulgação conjugarem esforços numa ampla campanha destinada não só a divulgar os males que origina, mas a atacar as causa que o determinam.

Como vocês podem ver, este é um texto bem estruturado e poderá servir de modelo para o texto de vocês. Apenas reforçando, uma boa dissertação também deverá apresentar essa estrutura, ou seja, uma introdução em que se apresentam o assunto e o ponto de vista; depois o desenvolvimento do texto, parte em que se trabalha a argumentação; e, para finalizar o texto, vem a conclusão fechando a discussão feita no texto.