Modelo de dissertação nota 10
Muitas vezes, quando o aluno está se preparando para fazer o vestibular, ainda que ele assista às aulas de redação no Ensino Médio ou mesmo no Cursinho, sempre são buscadas dicas e até mesmo um modelo de dissertação nota 10. Pior que isso é que muitos professores dão muitos exemplos, mas o aluno continua olhando para aquilo como se fosse algo muito abstrato. Por este motivo é que trazemos um modelo de texto dissertativo nota 10. O texto abaixo é um exemplo de um bom texto argumentativo, leia atentamente, prestando atenção às partes de que ele é composto. para este exemplo, usaremos um editorial da Folha de São Paulo.
Apresentação e contextualização do assunto
Não se pode negar que a decisão a que chegaram os juizes de Menores de dezessete municípios do Vale do Paraíba, proibindo a venda de cigarros a menores de 18 anos, tenha sido tomada com a melhor das intenções. Os magistrados que assinaram provimento nesse sentido o fizeram com o objetivo de proteger a saúde da juventude contra um hábito cujos efeitos perniciosos serão tanto ma:s graves quanto mais cedo tenha sido adquirido.
Ponto de vista, tese defendida
Se o motivo é justo, e a intenção louvável, a medida é certamente irrealista.
Argumento 1
Não haverá necessidade de muito esforço imaginativo para burlar a determinação, principalmente por estar dirigida a uma faixa etária que, em sua natural necessidade de auto-afirrna-ção, não perde ocasião para rebelar-se contra a autoridade. E é este, aliás, um dos motivos que levam o adolescente a experimentar o primeiro cigarro, falsamente convencido de que, com tal gesto, está pondo em xeque instituições e valores considerados tradicionais e obsoletos.
Argumento 2
Não se pode ignorar, por outro lado, o poder persuasivo dos meios de divulgação, e especialmente a TV, a que os jovens estão expostos. Numa fase de desenvolvimento da personalidade marcada por uma difícil e angustiosa construção da própria identidade, o jovem é particularmente sensível a apelos cujos conteúdos -justamente pelo grau de ilusão que encerram – são os mais atrativos.
Desenvolvendo o argumento 1
É o caso da sofisticada e insistente publicidade em torno do cigarro feita na televisão. Associado ao lazer, a profissões e atividades socialmente reconhecidas como símbolos de status e – contraditoriamente – ao esporte; desfrutado por personagens jovens, dinâmicos e cheios de vida; suporte de valores relacionados com projetos de ascensão social, o cigarro é apresentado ou como a chave para ingressar nesse mundo mágico e exclusivo, ou como a marca distintiva dos que dele fazem parte.
Desenvolvendo o argumento 2
Não resta a menor dúvida de que a irrealidade de tais apelos não resiste a mais elementar análise. Não é à razão, contudo, que se dirigem, pois seu poder evocativo reside justamente na relação imaginária que estabelecem com o telespectador, convencendo antes pelo clima especial que produzem do que por meio de argumentações.
Conclusão
Nesse sentido, qualquer medida contra o tabagismo, para ser eficaz, deve levar em consideração as determinações tanto psicológicas como sociais vinculadas ao hábito de fumar, visando antes às motivações que ao vício em si. É por essa razão que a simples proibição da venda de cigarros a menores de 18 anos seguramente não atingirá os objetivos que a motivaram. A decisão dos magistrados, no entanto, tem o mérito de chamar atenção para o problema.
Conclusão
O tabagismo, tanto pelos riscos que representa para a saúde da população, como pela complexidade dos fatores que o determinam, não pode ser encarado com gestos apenas bem-intencionados. Só será eficazmente combatido na medida em que o Juizado de Menores, as instituições médicas e pedagógicas, os meios de divulgação conjugarem esforços numa ampla campanha destinada não só a divulgar os males que origina, mas a atacar as causa que o determinam.
Como vocês podem ver, este é um texto bem estruturado e poderá servir de modelo para o texto de vocês. Apenas reforçando, uma boa dissertação também deverá apresentar essa estrutura, ou seja, uma introdução em que se apresentam o assunto e o ponto de vista; depois o desenvolvimento do texto, parte em que se trabalha a argumentação; e, para finalizar o texto, vem a conclusão fechando a discussão feita no texto.
Excelente artigo. Vai me ajudar muito nos meus estudos para o vestibular.
Fico feliz que tenha ajudado. Vem muito mais coisa boa por aí. Fique ligada, tá?
Brilhante tema abordado, auxilia os vestibulando que estão em busca de uma redação 10 de forma abundante! Grata, Estela.