Como criar uma conta no Gmail [Passo a passo]

Se Você é usuário de internet e já de cadastrou em algum site, sabe bem que uma das informações essenciais é o email. Todo mundo pede seu e-mail e isso virou quase como seu RG na internet. Ele é usado para diversas coisas, inclusive para enviarem aquelas propagandas chatas que não gostamos de receber. Mas é um mal necessário já que ter um email nos dá acesso a serviços que, nos tempos em que vivemos , passaram a ser oferecidos apenas online.  E dentro da categoria dos emails, o Gmail, serviço de e-mail do Google, é de longe o melhor.

No seu início, a plataforma era considerada revolucionária porque, entre outras coisas, oferecia 1 GB de armazenamento. Para se ter uma ideia, no começo dos anos 2000 os concorrentes Yahoo e Hotmail tinham apenas poucos MB para oferecer. Àquela época, é bem verdade, grande parte das pessoas utilizava o Gmail para acessar o Orkut, rede social que bombou no início deste século.

Atualmente, o Gmail é a principal plataforma de e-mails gratuitos do mundo. Em 2018, o Google anunciou no Twitter que mais de 1,5 bilhões de usuários tinham uma conta do e-mail.

E a ferramenta não conquistou todo esse sucesso à toa. Além dos 15 GB gratuitos que são oferecidos atualmente, o Gmail possui integração com vários outros serviços, oferece segurança e mais uma gama de benefícios aos usuários.

Então chega de papo e mãos à obra!

Criando a conta Gmail

Para começar o processo de registro, acesse o endereço http://gmail.com, e clique no botão “Criar conta”. Depois disso, defina se o seu usário será pessoal ou comercial e preencha o formulário com os dados solicitados.

Nome de login e senha desejados

Nesta parte você deve informar o seu nome, sobrenome e usuário que você deseja. O usuário será usado para formar o seu endereço de email, como em “[email protected]”. Portanto, opte por um registro que as pessoas possam recordar facilmente, mas também leve em consideração o fato de que quanto mais simples, mais altas são as chances de você ser cadastrado em uma lista de spam.

Além disso, você deve seguir algumas regras. Além das letras, o Google permite a inclusão de números e de ponto final (“.”) no nome de login. Caso o login não esteja disponível aparecerá uma mensagem “este nome de usuário já está em uso. Tente outro”.

No mesma página será exigida uma senha. Lembre-se de escolher um código com pelo menos oito caracteres combinando letras, números e símbolos. Não utilize datas comemorativas, nomes de pessoas próximas e sequências como “1234”, por exemplo.

PUBLICIDADE

Confirmação de contatos e outros dados

Depois de escolher uma conta e a senha, o Google pedirá para que você registre um número de celular e outro e-mail. Ambos são opcionais, mas servem para dar mais segurança e também para realizar um possível processo de recuperação, caso você esqueça a senha, por exemplo.

Além disso, são exigidas informações como data de nascimento e gênero. A companhia explica que no primeiro caso, é necessário saber a idade da pessoa porque alguns serviços da empresa possuem restrições para determinadas faixas etárias. Sobre o gênero, o Google diz que utiliza a informação para personalizar mensagens, para saber quais pronomes serão utilizados, por exemplo.

Termos de serviço do Gmail

Antes de efetivamente criar a conta, o Gmail pede para que você leia os “Termos de serviço”. Os textos informam sobre as responsabilidades do usuário e sobre as ferramentas que ele terá disponível na mão a partir de agora.

A plataforma também pede um aceite sobre o processamento de dados. Ou seja, como as contas do Google podem se juntar a vários outros serviços, a empresa deixa claro que o usuário terá seus dados processados, mas que terá controle sobre os procedimentos. Ao final de tudo isso, basta selecionar as duas caixas para confirmar o aceite.

Facilidades e produtos no Gmail

Pronto! A partir de agora você possui uma conta no Gmail. Junto do acesso, o Google oferece dezenas de outros serviços. Veja, abaixo, uma lista com algumas das facilidades e produtos que estão junto do “pacote”.

  • Google Ads: Exiba seus anúncios no Google e em nossa rede de publicidade;
  • Google AdSense: Coloque anúncios do Google no seu site e gere receita;
  • Google Livros: Pesquise o texto completo de livros;
  • Google Maps: Veja mapas e rotas;
  • Google Payments: O Google Payments é a maneira mais rápida e simples de fazer pagamentos on-line ou por aproximação com seu smartphone;
  • Google Play: Acesse os mais novos apps, jogos, músicas, filmes, programas de TV e notícias em todos os seus dispositivos;
  • Google Fotos: Armazene e compartilhe fotos com o Google Fotos;
  • Armazenamento individual: Permita que usuários finais comprem mais armazenamento para o Google Drive;
  • Histórico de localização: Controle o histórico de localização e a geração de relatórios;
  • YouTube: Assista, faça upload e compartilhe vídeos e participe de chats no app. Não está disponível em todas as regiões.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezenove + treze =