Como tirar 1000 pontos na redação do Enem
Entender os critérios que serão usados para corrigir a redação do Enem é o primeiro passo para conseguir uma boa nota.
Quando vamos entrar num jogo é prudente conhecermos as regras para que não erremos de forma boba na elaboração da nossa redação dissertativa.
O conteúdo abaixo é disponibilizado no próprio manual do participante do Enem, mas são diversos os jovens que ainda têm dúvidas sobre a prova de redação do Enem.
É claro que para tirar 1000 pontos na redação do Enem você precisa aprender como é que se alcança cada uma das competências descritas abaixo.
Caso queira aprender a tirar 1000 na redação, veja este outro artigo.
Entendendo os critérios da redação
São cinco as competências esperadas do candidato na hora de fazer a redação e elas são avaliadas em níveis.
Abaixo você verá uma descrição detalhada de cada um deles e a pontuação que você receberia caso atendesse perfeitamente ao critério.
I. Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa.
- Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. (200 pontos)
- Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. (160 pontos)
- Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. (120 pontos)
- Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. (80 pontos)
- Demonstra domínio precário da modalidade escrita formal da língua portuguesa, de forma sistemática, com diversificados e frequentes desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. (40 pontos)
- Demonstra desconhecimento da modalidade escrita formal da língua portuguesa. (0 ponto)
II. Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo argumentativo em prosa.
- Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. (200 pontos)
- Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. (160 pontos)
- Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. (120 pontos)
- Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. (80 pontos)
- Apresenta o assunto, tangenciando o tema, ou demonstra domínio precário do texto dissertativo–argumentativo, com traços constantes de outros tipos textuais. (40 pontos)
- Fuga ao tema/não atendimento à estrutura dissertativo-argumentativa. (0 ponto)
III. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
- Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista. (200 pontos)
- Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. (160 pontos)
- Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. (120 pontos)
- Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. (80 pontos)
- Apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema ou incoerentes e sem defesa de um ponto de vista. (40 pontos)
- Apresenta informações, fatos e opiniões não relacionados ao tema e sem defesa de um ponto de vista. (0 ponto)
IV. Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
- Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. (200 pontos)
- Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. (160 pontos)
- Articula as partes do texto de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. (120 pontos)
- Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. (80 pontos)
- Articula as partes do texto de forma precária. (40 pontos)
- Ausência de marcas de articulação, resultando em fragmentação das ideias. (0 ponto)
V. Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
- Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. (200 pontos)
- Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. (160 pontos)
- Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. (120 pontos)
- Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. (80 pontos)
- Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto. (40 pontos)
- Não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto. (0 ponto)
Observação: Apesar de incomum, a nota zero pode ser atribuída à redação que descumprir algumas exigências:
- fuga total ao tema;
- não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa;
- texto com até 7 (sete) linhas;
- impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação ou parte do texto deliberadamente desconectada do tema proposto;
- desrespeito aos direitos humanos; e
- folha de redação em branco, mesmo que haja texto escrito na folha de rascunho.